zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Minha história

 

“O contador de Histórias”

Clovis José Joaquim Soares, filho de Zeferino Soares e Rita Zanella Soares, nascido no dia 09 de abril de 1926 em Santa Rosa, é contador aposentado.

 

Clovis José Joaquim Soares.
Clovis José Joaquim Soares.

Fez o curso primário no Grupo Escolar Octávio Boz em Giruá e na Escola Particular Professor Sallet em Guarani das Missões. Fez curso superior, como era considerado na época, na Escola Técnica Cristo Redentor em Cruz Alta RS.

Família
Casado em primeiras núpcias com Ignês Anna Scalco Soares, com quem teve cinco filhos: José Luis, comerciário, casado com Eliete Dani, artista plástica, residente em Porto Alegre; Paulo Moacir, comerciário, casado com Deisi Maria Serafim, do lar, residente em Santa Rosa; Ênio Antônio, arquiteto, casado com Sílvia Sakaguti, arquiteta, residente em Porto Alegre; Denise Maria, educadora, casada com Paulo Roberto Assenheimer, comerciário, residente em Santa Rosa; e Cláudio Marcelo, publicitário, casado com Rejane Andreolla, servidora pública municipal, residente em Santa Rosa. Tem cinco netos e três netas. Ficou viúvo em 1994. Em segundas núpcias está casado com Maria Lorena Zanotto.

Atividades profissionais e voluntárias
Formou-se contador em 1944. Foi bancário em Santo Ângelo na Agência do então Banco do Rio Grande do Sul, hoje, Banrisul. Ao retornar à Santa Rosa, estabeleceu-se como contador com se Escritório de Contabilidade entre 1945 e 1957. Neste período também trabalhou como professor na Fundação Educacional Machado de Assis e no Colégio Franciscano Santa Rosa de Lima, Liminha, lecionando as disciplinas de Contabilidade Mercantil e Bancária e Publicidade de Propaganda. Em meados de 1957, foi-lhe oferecido sociedade na empresa José Scalco e Cia Ltda, então vendeu seu escritório e com a renda entrou como sócio nesta que deu origem a mais duas empresas: a Scalco Móveis e Scalco Estruturas Metálicas Ltda, onde trabalhou até 1990 quando aposentou-se.
Fez parte do Movimento Familiar Cristão e por diversas vezes proferiu palestras sobre a vida em família e educação dos filhos. Por muitos anos participou de diretorias  e organizações de festas religiosas nas Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora. Atualmente é membro do Conselho Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e presidente da Comunidade Dom Bosco. Foi um dos fundadores do Patronato Agrícola de Santa Rosa, entidade que cuida de meninos abandonados ou sob tutela. Em 1981 foi presidente deste. Também foi membro do primeiro Conselho do Plano Diretor, do Conselho de Contribuintes, do Conselho Penitenciário e presidente do Conselho Municipal do Idoso. Enquanto pai de crianças em idade escolar presidiu o COM da Escola Estadual Visconde de Cairu e do Colégio Salesiano Dom Bosco. Participou também da diretoria de clubes recreativos como: Sociedade Esportiva Concórdia, Cultural e SER Cisne. Atuou como colaborador na maioria das edições da Fenasoja, como responsável pelas bilheterias e nas edições 13ª e 14ª fez pare da Comissão de Cultura, auxiliando na organização da Casa Fenasoja e do Museu da Soja. Mais recentemente auxiliou a organização do Museu Municipal para que pudesse ser reinaugurado.
Fez parte por mais de quinze anos foi tesoureiro da extinta LBA - Legião Brasileira de Assistência, tendo representado a entidade em Porto Alegre por ocasião dos 25 anos da mesma. No serviço eleitoral presidiu e secretariou mesas eleitorais, bem como foi escrutinador durante muitos pleitos. Como sempre gostou de contar para familiares e amigos fatos históricos e pitorescos do município, foi convidado pela Empresa Jornalística Noroeste para fazer um programa radiofônico na Rádio Noroeste e para escrever uma coluna no Jornal da mesma empresa, denominada Memórias, onde semanalmente revive fatos que fizeram e marcaram esta cidade. Agrada-lhe muito dedicar parte do seu tempo fazendo pesquisas para enriquecer seu programa e coluna. É conhecido na cidade como “O contador de Histórias”. Por dedicar-se a história do município tem sido convidado para proferir palestras em escolas.
Em 20 de outubro de 2003, lhe foi outorgado o Título de Cidadão Benemérito, de acordo com o Decreto número 53 da Câmara Municipal de Vereadores, pelos serviços prestados a comunidade de Santa Rosa. É membro do GEM - Grupo Executivo Municipal - que gerencia o Projeto Família Cidadã.

 

Clovis destina parte de seu tempo para pesquisas. Clovis destina parte de seu tempo para pesquisas.
Arquivo
  • Peixes Voadores "Levando com nós a bandeira do Rock And Roll"
  • Dos campos do Sul às rádios da América Latina “Meter a mão na terra, e dela retirar poemas e canções, é para quem sabe que dela saiu e para ela um dia voltará”.
  • "Só tenho tempo se estou ocupado" Roque Aloisio Weschenfelder diz que é professor nas horas de folga e nas demais escreve e interage com a família e o mundo.
  • "Larguem essas coisas e vão estudar" A Amplifield foi se formando aos poucos. Inicialmente o João Bauken – Baterista, convidou o Felipe Trindade – Guitarrista, para começar a fazer um som. O músico adquiriu a primeira guitarra na troca de uma bicicleta. Felipe relembra.
  • Me faço Arte Natural de Santa Rosa, Narda Lunardi estudou, entre outras escolas, no Visconde de Cairú, onde conheceu sua verdadeira vocação, a dança, o canto e a pintura.
  • Entre pedaladas mundo afora Egon Mittelstadt, 48 anos de idade, é natural de Santa Rosa, formado em Educação Física pela UNIJUÍ, professor de Taekwondo, Árbitro Esportivo e Ciclista.
  • Leitura como paixão! Natural de Campina das Missões, Jacob Petry é formado em filosofia pela Unijuí, tem 40 anos e desde 2006 mora na pequena cidade Hachensach, dos Estados Unidos.
  • Da arte do futebol para arte do teatro Denilson Levy, veio do Rio de Janeiro para “beber a água dos rios de Santa Rosa”.
  • Desafios como incentivo para viver Rosamélia Mensch Klein, viúva, aposentada, dona de casa, 72 anos de idade, filha de empresário, é natural da cidade de Ijuí.
1 2 3 

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633