zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

23/02/2020 16h37 - Atualizado em 23/02/2020 16h38

Vice-governador afirma que Posto do IML de Santa Rosa não será fechado

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, que é também o secretário estadual da Segurança Pública, garantiu oficialmente nesta quinta-feira, 20, que o Posto Médico Legal de Santa Rosa não será fechado.

 

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, que é também o secretário estadual da Segurança Pública, garantiu oficialmente nesta quinta-feira, 20, que o Posto Médico Legal de Santa Rosa não será fechado.

Segundo ele, a expectativa é dar início ao processo de convocação de novos médicos-legistas no mês de abril. Estes profissionais terão que passar por um curso de formação de 60 dias antes de iniciarem as atividades. Ranolfo Vieira também disse aos presentes que a falta de servidores no Departamento Médico-Legal é um problema histórico e recorrente, mas que um cronograma de chamamento de aprovados no concurso público em vigor deve ser anunciado até o final deste mês, beneficiando, inclusive, outros municípios.

As informações, que trouxeram alívio à comunidade regional, foram repassadas na audiência ocorrida em Porto Alegre nesta quinta-feira e que contou com a participação dos vereadores Rodrigo Valmor Bürkle (Progressista), Osório Antunes dos Santos (PDT) e Luiz Renato Schaefer (MDB), além de Gilberto Leonel, assessor da Mesa Diretora, que representou o presidente Claudio Schmidt.

Foi Bürkle quem defendeu a realização de uma audiência na Capital, através de indicação apresentada na segunda-feira, 17, subscrita pelos demais vereadores e aprovada em plenário por unanimidade. A intenção era destacar ao Governo do Estado a necessidade da manutenção do posto no município, com suas portas abertas e profissionais atuando, a fim de evitar o transtorno às famílias enlutadas que, sem o serviço na cidade, precisariam deslocar-se a outros municípios como Santo Ângelo e Ijuí para a necropsia.

Ao vice-governador também foi informado de que tal situação estava gerando custo extra no transporte e demora na liberação dos corpos às famílias, que já vivem momento de dor.

A audiência teve a participação de deputados estaduais, como o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, Aloísio Classmann, Vilmar Zanchin, Zilá Beitenbrach e Eduardo Loureiro.

No encontro foi apresentado pela comitiva de Santa Rosa, documentos encaminhados por Câmaras de Vereadores da região, Prefeitura de Santa Rosa, além de entidades como Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa (Acisap), Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) e Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste, apoiando o pleito levantado pelo Legislativo santa-rosense.

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633