zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

04/06/2020 23h12 - Atualizado em 04/06/2020 23h14

Semana do Meio Ambiente: Coleta seletiva de resíduos

A preservação do meio ambiente, assunto tão comentado nos dias de hoje, é feita de iniciativas e atitudes diárias.

 

A preservação do meio ambiente, assunto tão comentado nos dias de hoje, é feita de iniciativas e atitudes diárias. Talvez a mais importante de todas as ações seja a reciclagem e descarte adequado dos resíduos.  Separar corretamente seu lixo doméstico alivia os lixões e aterros sanitários, fazendo com que chegue até eles apenas os rejeitos (resíduos que não podem ser reaproveitáveis).

Cerca de 35% do lixo coletado poderia ser reciclado ou reutilizado e outros 35% poderiam virar adubo. Ou seja, 70% da poluição do meio ambiente iria se transformar em algo útil e limpo para todo mundo!

Para contribuir com a coleta seletiva, conheça alguns cuidados na hora de separar o lixo e evitar danos ambientais, ou inviabilizar o aproveitamento dos resíduos.

Lixo reciclável:

O lixo seco representa os resíduos recicláveis, já o lixo úmido corresponde aos não recicláveis. Existem técnicas, que podem ser feitas em casa e facilitam o trabalho das empresas de logística de resíduos.

O lixo reciclável é composto principalmente pelo papel, papelão, vidro, alguns tipos de plástico e alumínio. O ideal é que na reciclagem do lixo você os separe de acordo com seu tipo: alumínio vai com alumínio, vidro vai com vidro, plástico PET vai com plástico PET.

Mas como às vezes é difícil ter tempo e espaço para fazer trabalhar dessa forma. Se você não tiver tempo e espaço para fazer a seleção mais minuciosa, não se preocupe porque o mais importante na reciclagem é a higienização do lixo.

Lixo Orgânico:

O lixo orgânico é todo resto de alimento, como cascas de legumes, frutas, raízes, vegetais e folhas, entre outros tipos de resíduos de origem biológica.

O ideal é separar o lixo orgânico e embalá-lo em sacos biodegradáveis. Existem sacos de lixo feitos de plástico biodegradável como o plástico verde, o plástico PLA e o plástico de amido.

Sabemos que é preciso separar o lixo orgânico, porém, você pode em sua casa, realizar a compostagem dos seus resíduos orgânicos. Com a compostagem você ainda sai ganhando! Isso porque a prática ainda faz bem para a saúde e vira adubo natural para suas plantinhas!

 

Texto elaborado por: Jalan Pagani, estudante do 5º seemstre de Engenharia Ambiental.

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633