zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

24/08/2019 19h02

EXPOINTER 2019 - Emater/RS-Ascar ultima preparativos para a 42ª Expointer a partir deste sábado

EXPOINTER 2019 - Emater/RS-Ascar ultima preparativos para a 42ª Expointer a partir deste sábado

 

A sexta-feira (23/08) foi de finalização dos preparativos para demonstrar aos visitantes da 42ª Expointer novidades tecnológicas e alternativas que possam auxiliar os produtores e consumidores a ampliarem a renda e terem melhores condições de vida. Com o tema central "Conectando agricultores e consumidores", o espaço da Emater/RS-Ascar apresenta, numa área de 1,4 hectare na quadra 9, novas variedades de alfaces mais tolerantes ao calor, a importância da defesa sanitária vegetal e orienta os produtores sobre a rastreabilidade de produtos vegetais. Além disso, a Instituição destaca o aumento do número de espaços de comercialização no Pavilhão da Agricultura Familiar e a Cozinha Show. Segundo James Roth, um dos organizadores do espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer, as informações técnicas sobre as 17 temáticas estarão contempladas em um aplicativo, onde será possível ao visitante localizar também as agroindústrias que fazem parte do Pavilhão da Agricultura Familiar e o que oferecem.

As novas cultivares de alfaces adaptadas a climas mais quentes estão sendo apresentadas pela Emater/RS-Ascar em função das constantes demandas dos produtores desta hortaliça no Estado. "Queremos mostrar o que de melhor eles podem ter à disposição para oferecer produtos de qualidade aos consumidores", ressalta o engenheiro agrônomo Luís Bohn. As variedades apresentadas serão a BRS Leila e BRS Mediterrânea, lançadas pela Embrapa e comercializadas pela Agrocinco e a Litorânea, desenvolvida pela Epagri e distribuída pela Isla.

A Emater/RS-Ascar vai apresentar ainda as seguintes temáticas: agroindústria de derivados de cana-de-açúcar, biodiversidade, bovinocultura de leite, caminhos do mel, cooperativismo e classificação e certificação de produtos de origem vegetal, em especial a erva-mate, energia solar fotovoltaica, fruticultura, educação ambiental, olericultura, práticas conservacionistas e alimentação saudável, pecuária familiar, piscicultura, plantas medicinais, aromáticas e condimentares, saneamento básico, secagem e armazenagem de grãos, além de agroindústrias, Turismo Rural e a Cozinha Show no Pavilhão da Agricultura Familiar.

No Pavilhão da Agricultura Familiar é possível conhecer as rotas turísticas rurais que contam com o apoio da Emater/RS-Ascar para o seu desenvolvimento e os produtos deliciosos feitos por agroindústrias que recebem a orientação da Instituição, desde a sua implantação até a busca de mercados. Neste ano a novidade no local é a Cozinha Show, uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, com apoio do curso de Gastronomia da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O espaço tem por objetivo divulgar e valorizar os alimentos produzidos pelas agroindústrias familiares e à venda no pavilhão, com o uso destes em receitas.

Segundo a também coordenadora da Emater/RS-Ascar na Expointer, Ivanir Argenta, a consolidação dos espaços e a demonstração das ações em tantos locais só é possível com o esforço coletivo de todos os extensionistas envolvidos na feira e à capilaridade da Instituição. "A soma do esforço do trabalho de cada um é o que garante o sucesso", ressalta.

Além de todos estes espaços, a Instituição se envolve na realização de eventos com parceiros em seu espaço e fora dele. A Expointer acontece de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
cmassierer@emater.tche.br
(51) 99997-8803
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633