zulupa.com.br
quinta-feira,18 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

24/08/2019 19h02

Aberta oficialmente a Safra de Morango em Bom Princípio

Aberta oficialmente a Safra de Morango em Bom Princípio

 

Como parte da programação da 18ª Festa Nacional do Moranguinho, que ocorre de 06 a 22 de setembro, no Parque Municipal de Bom Princípio, foi realizada nesta quinta-feira (22/08) a Abertura Oficial da Safra de Morango do município. A atividade, realizada na propriedade da família Juchem, da localidade de Bela Vista, contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Bom Princípio Fábio Persch, o presidente da Festa, Leandro Dewes, e os gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann, além de secretários, vereadores e representantes de entidades.

Na abertura da solenidade, a engenheira agrônoma e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Anna Xavier, fez um resgate da produção de morangos no município, que teve início nos anos 70, com a chegada das primeiras mudas da variedade Guaíba. De lá para cá, muitos investimentos foram feitos, com a adoção de políticas públicas variadas do município e do Estado, como o incentivo para a compra de mudas, a consolidação do sistema associativista com a criação de cooperativas, e a aplicação de recursos por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

Em seguida, Persch valorizou a atividade e o envolvimento das 85 famílias de produtores para a consolidação de Bom Princípio como a Terra Nacional do Moranguinho. “Para esta safra, espera-se colher cerca mil toneladas da fruta, que conta com um milhão de mudas plantadas”, projetou. Acompanhado das soberanas Caroline Heuss, Daniela Flach e Andressa Henz, o chefe do executivo destacou a visibilidade alcançada pela fruta, com o evento estando entre os cinco maiores do gênero no calendário do Estado. “Poder apresentar as nossas potencialidades para os visitantes é, certamente, motivo de orgulho”, resumiu.

Já Dewes, além de celebrar a fruta símbolo da festa, apresentou alguns destaques do evento, que contará com 2.400 amostras de morangos expostas em variedades diversas, como Camarosa, Albion, San Andreas e Chandler, entre outras. Também será destaque o cultivo de bancada, que aumenta a produtividade permitindo que se colha a fruta o ano inteiro, com o produtor trabalhando de pé, de forma ergonomicamente mais confortável, e com menos exposição a chuvas e aos agrotóxicos. “O mesmo vale para a produção orgânica, que ganha mais adeptos a cada ano”, salienta.

Para uma das anfitriãs do dia, a agricultora Loiva Juchem, a abertura da safra é uma forma de valorizar a produção. Produtores de morangos desde 1986, a família já está indo para a terceira geração, que tem a fruta como o principal cultivo da propriedade. “Atualmente são 45 mil pés das variedades Pircinque e San Andreas, que devem render cerca de um quilo de fruta por pé”, projeta. A comercialização é feita in natura para mercados, restaurantes e padarias de Novo Hamburgo e também na Ceasa/RS. A produção é em bancada, com reduzido uso de agrotóxicos.

Sobre a Festa do Moranguinho
A Festa Nacional do Moranguinho é uma das festividades mais conhecidas do Rio Grande do Sul. Realizada a cada dois anos, reúne aproximadamente cem mil pessoas interessadas em se divertir e degustar os melhores morangos. O evento conta com ampla programação cultural, shows de artistas nacionais, regionais e locais, corais, orquestras, atrações alemães e gauchescas e feira industrial e comercial com mais de 130 estandes, além de explorar ao máximo os sabores e aromas do morango, oferecendo a fruta in natura e derivados.

A Festa acontece no Parque Municipal de Bom Princípio, conhecido por Morangão, uma estrutura com sete metros de altura que funciona como portão de entrada. O Parque tem fácil acesso. Informações sobre o evento, bem como a programação completa, podem ser acessadas no site www.festadomoranguinho.com.br.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Lajeado
Jornalista Tiago Bald
(51) 99194-8872
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633