zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

06/08/2019 20h56

Reunião Técnica orienta sobre novas regras para qualidade do leite

Reunião Técnica orienta sobre novas regras para qualidade do leite

 

Em torno de 65 produtores de Senador Salgado Filho participaram, nesta terça-feira (16/07), da Reunião Técnica do Leite, promovida pela Emater-RS/Ascar, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A ênfase do encontro foi na divulgação das Instruções Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cujas regras entraram em vigor no último dia 30/05.

O médico veterinário da secretaria municipal de Agricultura, Gustavo Groff, abordou aspectos das IN´s 76 e 77, que fixaram novas regras para a produção de leite no país, especificando os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A.

Já o médico veterinário da Emater-RS/Ascar, Marcos Marmitt, conduziu a palestra sobre boas práticas de produção relacionadas à higiene de ordenha e à qualidade do leite. Também foram destacadas medidas simples que contribuem para atender aos limites de 500 mil de células somáticas e 300 mil de contagem bacteriana no leite coletado na propriedade.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Cleidi Diel apresentou orientações sobre o uso de plantas bioativas no pré e pós ordenha, além de pomada cicatrizante para rachadura dos tetos dos animais.

Segundo a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Senador Salgado Filho, o evento foi organizado no intuito de atender ao contexto local em que a atividade leiteira é uma importante fonte econômica no meio rural, reforçando a importância de busca pelo conhecimento por parte dos produtores de leite. O evento contou também com a participação do prefeito em exercício, Hugo Jonas Neske, da presidente da Câmara de Vereadores, Simoni Bloch, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Levino Fritz.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRShttps://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633