zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

06/08/2019 20h55

Plano Safra 2019/2020 é tema de reunião em Lajeado

Plano Safra 2019/2020 é tema de reunião em Lajeado

 

Representantes da Emater/RS-Ascar e da cooperativa Sicredi Vale do Taquari, estiveram reunidos na última sexta-feira (12/07), na sede da cooperativa, em Lajeado. O objetivo foi alinhar as ações entre extensionistas e operadores de crédito com vistas a qualificar a aplicação do Plano Safra 2019/2020, atualizando as informações e estabelecendo as diferenças em relação aos planos anteriores. Outras duas atividades, nos mesmos moldes, foram realizadas nos municípios de Teutônia e de Encantado no começo deste mês.

Como pontos de pauta estiveram as fontes de recursos para a cooperativa, os números previstos para o biênio 2019/2020, os alinhamentos relativos às operações de custeio e de investimento, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o uso do sistema de coordenadas geodésicas.

Para o assistente técnico regional em Organização Econômica da Emater/RS-Ascar, Alano Tonin, as reuniões com representantes da Cooperativa Sicredi, que representam mais de 70% dos projetos feitos pela Instituição, são importantes, uma vez que a integração certamente representará uma qualificação no trabalho. “Nesse caso, certamente o maior beneficiado será o agricultor familiar, que passa a ter as informações corretas a respeito das operações relacionadas ao crédito”, avalia. A uniformidade do discurso e a superação de eventuais dificuldades também justificam as reuniões.

A importância do crédito para a região pode ser traduzida em números, já que, somente no ano agrícola de 2018/2019, foram 5.434 projetos encaminhados pela Emater/RS-Ascar, que aportaram para os 55 municípios dos vales do Taquari e Caí mais de R$ 220 milhões. Para este ano a projeção é de que sejam contratados mais de 5 mil projetos. “Nunca é demais lembrar que um bom projeto de crédito pode representar, inclusive, a continuidade das atividades para as famílias rurais, com renda, melhoria de condições de trabalho e aumento da qualidade de vida”, salienta o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli.

Também participaram do encontro os assessores da cooperativa Sicredi, Ruan Berghahn e Daniele Closs Bünecker, além do supervisor da Emater/RS-Ascar, Álvaro Mallmann. Todas as informações alusivas ao último e recém-lançado Plano Safra podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Lajeado
Jornalista Tiago Bald
(51) 99194-8872
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633