zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

06/08/2019 20h55

Estrela e Colinas programam eventos para celebrar Dia do Colono e Motorista

Estrela e Colinas programam eventos para celebrar Dia do Colono e Motorista

 

Como forma de celebrar o Dia do Colono e do Motorista, comemorado em 25 de julho, os municípios de Colinas e Estrela programam atividades alusivas à data. Em Colinas, o evento inicia às 9h30 do dia 25 de julho, na Sociedade da Linha Ano Bom Alto, onde são aguardadas cerca de 150 pessoas. Entre as atrações estão previstos desfiles de carroça conduzida por animais, carros e caminhões até o local da festividade, onde será servido almoço típico. Na parte da tarde haverá sorteio de brindes, destaque do Prêmio Verde, brincadeiras e atividades diversas.

Já em Estrela, na mesma data, a atividade inicia às 9h, na comunidade de Arroio do Ouro. São aguardadas mais de 600 pessoas para a festa, que contará com desfiles de carros alegóricos organizados pelas comunidades rurais, entrega de troféus para os agricultores que se destacaram em suas atividades, almoço festivo e atrações culturais. A Emater/RS-Ascar contribuirá na organização de um espaço para resgate e troca de sementes crioulas e promovendo o Organismo de Controle Social (OCS) Orgânicos Estrela, que trabalha com cultivos agroecológicos.

Ambos eventos são organizados pela Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e prefeituras. Mais informações, bem como a programação completa, podem ser obtidas nos escritórios da Emater/RS-Ascar dos municípios promotores.

Mês do agricultor tem atividades em Relvado
Desde a semana passada, a Emater/RS-Ascar, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e a Prefeitura de Relvado têm realizado uma série de ações para comemorar o mês que homenageia os agricultores. Na última terça-feira (09/07), a sala de reuniões do Salão Paroquial sediou um encontro com o tema Qualidade de Vida no Meio Rural, com palestras sobre agricultura familiar e sucessão rural.

Nas palestras, as professoras da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Flávia Bulhões e Magnolia Erhardt, apresentaram dados de pesquisa realizada no meio rural, com sugestões para o desenvolvimento do setor primário. No segundo painel, o assistente técnico em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi, abordou a importância da produção de alimentos saudáveis, com ênfase nos cultivos agroecológicos.

Em paralelo a este evento, na quarta-feira (10/07), foi realizada a mostra Caminho das Especiarias, com visitas guiadas conduzidas por representantes da Emater/RS-Ascar. Na ocasião foi possível conhecer a história das especiarias, ver e sentir o aroma destas. “O objetivo foi valorizar e resgatar o uso de temperos naturais com vistas à promoção de uma alimentação mais saudável”, salientou a extensionista da Emater/RS-Ascar, Rejane Polesi.

O mês de atividades seguiu no último sábado (13/07), quando foi realizada a segunda edição dos Jogos Rurais, na Praça Harmonia. No próximo domingo (21/07), a Festa do Colono e Motorista, com missa, almoço e atividades recreativas, encerra o mês de ações no Parque Municipal.

Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, as ações para valorização dos agricultores são importantes, como forma de reconhecer o seu esforço no dia a dia para a produção de alimentos.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Lajeado
Jornalista Tiago Bald
(51) 99194-8872
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633