zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

18/02/2019 21h21

Sensibilização para utilização de energia solar fotovoltaica é tema de reunião em Teutônia

Sensibilização para utilização de energia solar fotovoltaica é tema de reunião em Teutônia

 

Com o objetivo de sensibilizar agricultores, extensionistas da Emater/RS-Ascar e representantes de cooperativas sobre a utilização da energia solar fotovoltaica, a Emater/RS-Ascar e a empresa Blue Sol realizaram na última terça-feira (12/02), no salão de eventos do restaurante Paladar, de Teutônia, um encontro sobre o tema. Na ocasião houve palestra com o responsável pela área de projetos de Energia Solar da Emater/RS-Ascar no Estado, Giancarlo Rubin e com o diretor presidente da Blue Sol, Nelson Colaferro.

Na ocasião ambos sensibilizaram os participantes para a utilização desse tipo de tecnologia, que produz energia por meio de um painel fotovoltaico, reduzindo gastos. "Atualmente, o Rio Grande do Sul é o terceiro Estado em número de unidades fotovoltaicas instaladas, com a instalação no meio rural, por meio de projetos de parceria, estando em franco crescimento", destacou Rubin. Na área de abrangência da Emater/RS-Ascar de Lajeado já foram elaborados 68 projetos, sendo 21 instalados e nove em processo de instalação.

Responsável pela área na região, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Marcelo Brandoli, aposta no potencial do RS para geração de microenergia, especialmente pelo fato de o gerador produzir energia a partir da luz solar, que pode ser considerada uma fonte inesgotável de energia. "Os painéis funcionam por muitos anos e sem ruídos, pois não possuem partes móveis, rolamentos ou engrenagens", ressalta, destacando ainda a capacidade de armazenamento de energia em baterias ou mesmo por meio de injeção na rede convencional.

No campo, o sistema possibilita a produção de energia para qualquer atividade, como irrigação, secagem e armazenagem de grãos, estufas, criação intensiva de animais e agroindústrias. "Tudo isso sem impactar o ambiente, com redução de custos de produção e melhoria do planejamento e da gestão da propriedade para os agricultores", observa Brandoli, reforçando ainda o fato de os equipamentos não dependerem de rede de energia elétrica para funcionar, podendo ser instalados, inclusive, em locais sem acesso à eletrificação.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Paverama, Forquetinha, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela e Poço das Antas, além de Teutônia. Em breve deverão ser realizados dias de campo em Paverama, Canudos do Vale e São Vendelino para divulgação do assunto. Além da Blue Sol, a Emater/RS-Ascar tem parceria com a empresa Sol Bras para a elaboração de projetos. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113
(51) 99574-1323

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br



 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633