zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

27/12/2019 09h24

Agroindústria familiar Vitória Alimentos é inaugurada em Pouso Novo

Agroindústria familiar Vitória Alimentos é inaugurada em Pouso Novo

 

A manhã da última sexta-feira (20/12) foi de celebração para as famílias Berlamindo e Ferronato, de Pouso Novo. Na ocasião, foi inaugurada oficialmente a agroindústria familiar de doces, geleia e conservas Vitória Alimentos, prestigiada por autoridades como o prefeito Aloísio Brock e o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli. O ato certifica o empreendimento legalmente nas áreas tributária, sanitária e ambiental, estando ele apto também para a adoção do Selo Sabor Gaúcho, do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) do Governo do Estado, em seus produtos.

Em sua manifestação, a produtora Isaura Ferronato utilizou a figura da “estrela no horizonte” para simbolizar o sonho alcançado por ela, pelo marido Adriano e pelo irmão Natalício. “A gente plantava hortaliças e frutas e precisávamos dar um passo a mais para que não desistíssemos da atividade”, recorda. Com o apoio da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura, e um período de quatro anos até a consolidação da obra que abriga a agroindústria, Isaura, hoje, comemora. “A gente suou muito, teve momentos de incerteza e de ansiedade, mas com muita persistência conseguimos chegar até aqui”, avalia.

A fala de Isaura é complementada pela de Natalício. “A gente não sabia fritar um ovo e hoje produz geleias de uva, morango, figo, pera, abacaxi e mamão, além de conservas variadas e produtos minimamente processados, como aipim descascado e kits para sopa”, sorri. O aprendizado veio por meio de cursos realizados nos centros de formação da Emater/RS-Ascar, entre eles os de Boas Práticas de Fabricação e o de Agroindústria Familiar, que formaram a base para a oferta de produtos de qualidade, “o que não impediu uma série de testes, até chegar na receita ideal”, afirma Isaura.

Habilitados para a comercialização em todo o Estado, também vendem os produtos por meio de políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Fora isto, podem participar de outras feiras diversas, divulgando seus produtos de forma legal, ampliando o contato com potenciais consumidores”, lembra o extensionista rural responsável pela área de Agroindústria Familiar da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Alano Tonin, que destaca ainda o fato de mais de 140 empreendimentos já estarem inclusos no Peaf, somando-se os vales do Caí e Taquari.

Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, o apoio da Extensão Rural e de outras políticas públicas, como o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), é fundamental para a conclusão desta etapa. “Para nós, gestores, é motivo de orgulho e de felicidade ver o resultado de um trabalho em parceria”, analisa. “Hoje em dia as pessoas procuram sabores diferenciados, feitos de forma artesanal e certamente encontrarão isso nos produtos da agroindústria Vitória”, completou.

O evento contou ainda com a participação de autoridades, como a secretária Municipal de Agricultura, Verônica Brock Pozzebon, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Leonidas Maia, e os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, Álvaro Mallmann, Márcia Fonseca e Charles Fantin, além do frei e do pastor que abençoaram o empreendimento. A família também homenageou o ex-prefeito de Pouso Novo, Luiz Buttini, e o antigo supervisor da Emater/RS-Ascar, João Francisco Caíno, além do extensionista Carlos Bianchini, presentes no ato.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 99194-8872
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633