zulupa.com.br
segunda-feira,9 de dezembro de 2019

Notícias / Variedades

 

06/08/2019 20h56

Secagem e armazenagem de grãos é tema de Tarde de Campo em São Pedro da Serra

Secagem e armazenagem de grãos é tema de Tarde de Campo em São Pedro da Serra

 

A Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de São Pedro da Serra realizaram, na terça-feira (16/07), uma Tarde de Campo sobre Secagem e Armazenagem de Grãos. A atividade foi realizada na propriedade dos produtores Angelina e Celestino Baumgarten da localidade de Campestre Alto. Na ocasião, o assistente técnico estadual em Armazenagem da Emater/RS-Ascar, Ricardo Martins, abordou a construção e o manejo do silo secador de milho em alvenaria, salientando a importância de um bom dimensionamento do sistema, para que se alcance um resultado adequado.

Em sua fala, destacou a possibilidade de construção de silos dos mais variados tamanhos, com tecnologia que utiliza tijolos maciços ou de seis furos e adoção de massa polimérica especial. "Nesse sistema, o grão seca com ar natural, o que permite que o produtor realize o processo na propriedade mesmo", enfatiza Martins. Isto gera menos custo para o agricultor e uma qualidade muito maior na secagem. "O que garante mais tempo de conservação e também a destinação de um alimento de alto valor nutritivo para o rebanho, com umidade podendo chegar a até 13% por meio do processo", avalia.

No caso da família Baumgarten, o silo em alvenaria construído tem a capacidade de armazenamento de até 630 sacos de milho. "É o tipo de investimento que se paga em pouco tempo", comenta o extensionista da Emater/RS-Ascar Gelcy Baugartem, que é filho de Angelina e Celestino. Com 38 vacas em lactação, que produzem cerca de 800 litros de leite por dia, Gelcy explica que a qualidade da alimentação dos animais também está relacionada a produtividade satisfatória. "É uma história de crescimento que envolve muita força de vontade, persistência e investimentos", explica.

Como parte da programação do dia, também foram apresentados os detalhes do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF), operacionalizado pela Emater/RS-Ascar por meio de convênio com a Secretaria
de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Governo do Estado e do qual os Baumgartem também fazem parte. A política pública busca ampliar o acesso aos agricultores ao serviço de assistência técnica e extensão rural, gerando indicadores econômicos, sociais e ambientais das propriedades assistidas. "A colocação de um silo secador, a partir da percepção de que estava ‘sobrando’ milho, também entra nesse contexto", explica Gelcy.

A Tarde de Campo contou com a participação dos gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann, além de representantes da cooperativa Sicredi que apresentaram detalhes do Plano Safra para o biênio 2019/2020. No turno da manhã, a atividade foi realizada na sede do Restaurante e Pizzaria Avenida, ocasião em que também foi discutido o tema "Alimentação: conservação dos grãos x alimento saudável". A atividade ainda teve o apoio da cooperativa Santa Clara e da Steffenon Alimentos.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Lajeado
Jornalista Tiago Bald
(51) 99194-8872
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633