zulupa.com.br
terça-feira,20 de agosto de 2019

Notícias / Variedades

 

03/07/2019 20h06

Reunião apresenta Meliponicultura como alternativa de renda em Vitória das Missões

Reunião apresenta Meliponicultura como alternativa de renda em Vitória das Missões

 

A Meliponicultura, criação de abelhas sem ferrão, foi apresentada como proposta de agregação de renda em reunião promovida pela Emater/RS-Ascar em Vitória das Missões, na última quinta-feira (27/06). O evento reuniu produtores e técnicos na Câmara de Vereadores, que acompanharam informações sobre manejo, alimentação e papeis desempenhados pela abelha na manutenção da agrobiodiversidade.

Os assuntos foram abordados pelo supervisor da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Joney Braun, que explicou sobre as diferentes espécies de meliponídeos, suas características, manejo e iscas para captura das espécies, além de apresentar informações sobre identificação e controle de pragas.

No Brasil existem mais de 200 espécies nativas de abelhas sem ferrão, 24 destas encontradas no Rio Grande do Sul. Bieira, boca de sapo, borá, canudo, guaraipo, iraí, irapuã, jataí, mandaçaia, manduri, mirim-preguiça e mirim-emerina são algumas delas.

O manejo do apiário e a alimentação das abelhas no período de inverno também recebeu ênfase. O reforço com alimentação artificial evita a mortandade de abelhas, a interrupção de postura da rainha e mantém a colmeia forte, refletindo na produção de mel já a partir das primeiras floradas.


Outro importante tema abordado durante a atividade foi a relação da agricultura com a Apicultura e a Meliponilcultura, e os efeitos do uso indiscriminado de agrotóxicos, sendo que casos de mortalidade de enxames foram relatados na região. “É importante que os produtores estejam sempre atentos para as recomendações técnicas de uso de cada produto químico”, observa a técnica em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Ana Paula Jardim.

Braun destacou o papel das abelhas na manutenção da agrobiodiversidade, uma vez que as abelhas são responsáveis, segundo estudos, pela polinização de 70% das culturas agrícolas. No cultivo da maçã, por exemplo, elas são responsáveis por 90% da polinização, 95% na produção da melancia, 48% na produção do pêssego, assim como papel importante em outros cultivos.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRShttps://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633