zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

18/02/2019 21h21

Instalado mais um sistema de energia solar fotovoltaica em Pirapó

Instalado mais um sistema de energia solar fotovoltaica em Pirapó

 

O segundo sistema de energia solar fotovoltaica de Pirapó, com projeto de crédito elaborado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, foi instalado na última semana na propriedade de Cladimir de Oliveira Mattos. A propriedade voltada à atividade leiteira, possui irrigação de pastagens e sala de ordenha mecanizada, sistemas que exigem o uso de energia elétrica com uma conta mensal relativamente alta.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Sérgio Luiz Sperotto, explica que o sistema visa produção de energia própria, tomando por base o desenvolvimento sustentável, com o uso de fonte renovável sem impactos ao meio ambiente, além de reduzir os custos de produção. O investimento de R$30mil foi financiado pela agência local do Banco do Brasil, por meio da linha de crédito do Pronaf Eco, com juros de 2,5% ao ano e prazo de 10 anos para pagamento.

O sistema foi instalado pela empresa Energity, de São Pedro do Butiá, e conta com 20 paineis solares capazes de gerar 766 kWh mensais e um inversor que faz a ligação com a rede elétrica. Quando a geração é menor que o consumo da propriedade, a falta é suprida pela rede. "Da mesma maneira, quando gera excedente, este vai para a rede, ficando um crédito em energia para o produtor", explica Sperotto. Com a redução na conta de energia elétrica estima-se que em seis anos o investimento seja pago.

Os produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que tenham interesse no sistema podem procurar o escritório municipal da Emater/RS-Ascar, com uma conta de energia elétrica em mãos, para avaliar a viabilidade da instalação.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633