zulupa.com.br
sábado,23 de fevereiro de 2019

Notícias / Variedades

 

01/02/2019 20h42

40ª Feira de Ovinos e 31ª Lã e Carne inicia em Dom Pedrito

40ª Feira de Ovinos e 31ª Lã e Carne inicia em Dom Pedrito

 

Iniciou na manhã desta sexta-feira (01/02), em Dom Pedrito, na região da Campanha, a 40ª Feira de Ovinos de Verão e 31ª Lã e Carne, com a entrada dos animais inscritos no Parque de Exposição Juventino Corrêa de Moura. O evento, que se estende até o sábado (02/02) é promovido pela Associação e Sindicato Rural do município, com o apoio da Associação dos Criadores de Ovinos de Dom Pedrito (Acodope) e Emater/RS-Ascar.

O extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Dom Pedrito, Walney Lucas Moreira aponta que o evento contribui para a valorização da ovinocultura. - O município já teve 600 mil cabeças e hoje tem 110 mil, é uma iniciativa para a recuperação do setor -, afirma.

Às 15h, haverá uma Oficina de Tosquia pelo Método Tally-Hi, ministrada pelo instrutor e esquilador Claudiomar Batista, seguida de uma Oficina de Micronagem de Lã, às 16h, administrado pela instrutora Caroline do Couto, e pelo superintendente do Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edmundo Gressler. Depois, às 17h, acontecerá o julgamento de classificação dos ovinos.

No início da noite, às 19h30, no restaurante do Parque de Exposição, ocorrerá uma palestra sobre custos de produção na ovinocultura, promovida pela Comissão Jovem do Sindicato Rural de Dom Pedrito, em parceria com a Acodope e a Emater/RS-Ascar.

A palestra, que será proferida pelo criador de ovinos, médico veterinário Daniel Barros, objetiva fomentar a cadeia da ovinocultura na região da Campanha, abordando os aspectos econômicos da atividade e a sua importância como alternativa de diversificação da produção. - A escolha do tema decorre da constatação de que a gestão rural ainda enfrenta atrasos, principalmente na área da ovinocultura, necessitando mais organização do setor -, afirma a presidente da Comissão Jovem do Sindicato Rural de Dom Pedrito e professora do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Mariana Rockenbach de Ávila. - Queremos mostrar que quando se mexe no bolso do produtor e ele vê que a atividade pode ser rentável e valer a pena dentro do seu negócio, é possível conseguir resultados promissores -, acrescenta a dirigente.

As inscrições para a palestra, que serão gratuitas, poderão ser feitas pouco antes do seu início. Para quem se interessar, será entregue um certificado de participação.

Sábado

No sábado (02/02), a partir das 8h, está programada a segunda edição do Concurso de Churrasco de Cordeiro. Na ocasião, 12 equipes de quatro pessoas serão avaliadas por uma comissão julgadora, que estará analisando desde o preparo do fogo, até o ponto da carne, o sabor e o tempero. Foram escolhidos para fazer o julgamento o empresário Cássio Vinícius La Bella e a advogada Manuela Costa Teixeira, ambos envolvidos no concurso de churrasco de Lavras do Sul. - É uma oportunidade de mostrar a qualidade da carne de cordeiro de Dom Pedrito, além de ajudar a ampliar horizontes de comercialização -, diz o extensionista Walney Lucas Moreira.

Após o julgamento, os vencedores receberão como premiação um mimo escolhido pelo Sindicato Rural de Dom Pedrito. Ao final do concurso, a carne será vendida ao público pelo preço unitário de R$ 30,00, durante o almoço típico promovido pela Acodope. A programação se encerrará com o remate de ovinos, às 16h.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Bagé
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
Estagiária Nadine Posqui
nposqui@emater.tche.br
(53) 3242-6269
(53) 99956-5590

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633