zulupa.com.br
quinta-feira,18 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

23/09/2018 21h01

Feira mais antiga da região Central completa 36 anos com assistência da Emater/RS-Ascar

Feira mais antiga da região Central completa 36 anos com assistência da Emater/RS-Ascar

 

A feira de produtores mais antiga da região Central do Estado, a do município de São Pedro do Sul, foi criada em 1982 pela Emater/RS-Ascar, com o apoio das instituições do setor, sendo assistida até hoje pelos extensionistas locais que acompanham a comercialização e prestam assistência técnica permanente à produção agrícola dos feirantes.

A Feira comercializa semanalmente produtos da agricultura familiar, produtos coloniais e artesanato rural. Anualmente, a comunidade local e de municípios vizinhos consome aproximadamente 125 mil quilos de produtos da Feira.
De acordo com o extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Pedro do Sul, Ademar Antônio Franchi, a ideia da criação da feira surgiu em 1981 quando alguns moradores procuraram a Instituição interessados em comprar hortaliças diretamente dos produtores agrícolas. De maneira informal, inicialmente participaram apenas quatro famílias de feirantes. Tendo o apoio do prefeito da época, foi escolhida a Rua XV de Novembro, na esquina com a Praça Crescêncio Pereira, no centro da cidade, para instalar a Feira do Produtor de São Pedro do Sul, com bancas de madeira, oficialmente inaugurada em seis de agosto de 1982.

Sete anos depois, em 1987, a feira foi reformada pela primeira vez. A estrutura das bancas passou a ser de alvenaria, além de ter sido aumentada para cinco espaços de comercialização e ter adquirido equipamentos, máquinas e utensílios. Dois anos após, surge a Associação de Feirantes de São Pedro do Sul, resultado de iniciativas da Emater/RS-Ascar para a capacitação dos produtores rurais, da produção e da organização dos feirantes. A periodicidade da exposição dos produtos também mudou com o tempo: hoje, os produtores se revezam entre as terças, sextas e sábados. Além disso, em datas específicas, ocorrem edições especiais como a feira da flor e a feira do peixe vivo. Atualmente, 14 produtores comercializam seus produtos entre os mais de sete mil consumidores anuais.

- O sucesso da Feira do Produtor se deve à confiança depositada pelos consumidores nos produtos diversificados e de excelente qualidade cultivados pelas famílias de feirantes, também pelo funcionamento ininterrupto da feira ao longo de todos esses anos -, assegura Ademar Franchi. – E é muito gratificante realizar este trabalho porque o consumidor acha muito bom, a procura é grande, e até pessoas de municípios vizinhos vêm comprar produtos aqui, principalmente aos sábados - disse o técnico.

Para a gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Regina Hernandes, o espaço de comercialização se destaca hoje por ser sustentável. - Desde o início houve essa preocupação com a sustentabilidade, desde a sua a organização o associativismo e a autogestão foram objetivos do grupo, então seus pilares foram a constituição da associação de feirantes, a assistência técnica efetiva e continuada, a fidelidade dos consumidores em função da qualidade dos produtos ofertados e também o apoio do poder público -, apontou Regina.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Maria
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
Estagiária Andressa Motter
(55) 3222- 4011
(55) 99935-2636

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br



 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633