zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

23/09/2018 21h01

Emater/RS-Ascar e Coopermil reforçam parceria em treinamento sobre qualidade de grãos

Emater/RS-Ascar e Coopermil reforçam parceria em treinamento sobre qualidade de grãos

 

Com vistas a padronizar e avançar na qualidade do serviço prestado no setor de recebimento de grãos, a Coopermil em parceria com a Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, oportunizou a classificadores e gerentes de unidades de recebimento participar de treinamento com foco na classificação e qualidade do trigo e do milho. A capacitação iniciou-se nesta terça-feira (18/09) e segue na quarta-feira (19/09), em Santa Rosa.

Participaram do treinamento, que conta também com apoio do Sescoop/RS, classificadores e gerentes de unidades de recebimento de Giruá (Mato Grande e Santo Antônio), São Pedro do Butiá, Santa Rosa (Esquina Candeia e Bairro Cruzeiro), Três de Maio (Consolata), Santo Cristo, Cândido Godói (Linha Acre), Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Tuparendi (Cinquentenário e Santa Lúcia) e Cerro Largo.

O grupo foi inicialmente saudado pelo supervisor da área de grãos da Coopermil, Sidnei Lodi, e pelo coordenador de recebimento e armazenagem de grãos Marcos Bogler. A capacitação foi conduzida pelo chefe da Unidade de Classificação (UCL) da Emater/RS-Ascar, de Santa Rosa, Volnei Koche e pelos técnicos classificadores Darlei Perin e Cristiano Stiebe.

Bogler destacou que esta é a terceira oportunidade oferecida neste ano para que técnicos da cooperativa possam se capacitar em qualidade de grãos. “Conseguimos resolver grande parte dos nossos problemas já com os treinamentos anteriores, a partir das orientações da Emater/RS e do comprometimento dos técnicos das unidades de recebimento. A ideia é avançar ainda mais na padronização e na qualidade do produto”, afirmou.

Entre os objetivos específicos do espaço de construção de conhecimento estão receber o produto do cliente com a correta avaliação de acordo com as normas da cooperativa, possibilitar que o produto chegue ao destino sem problemas, conforme contrato entre as partes, e padronizar procedimentos entre as unidades.

O técnico da UCL, Cristiano Stiebe, também ressaltou a oportunidade única oferecida pela cooperativa de promover espaços para se capacitar, facilitar e qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos classificadores.
Na pauta do treinamento estão instruções oficiais do milho, instruções oficiais do trigo e treinamento prático, contemplando coleta de amostras, quarteamento ou homogeneização, determinação de impurezas e matérias estranhas, determinação da umidade, identificação dos defeitos, peso hectolitro (PH) e uso correto dos principais equipamentos. Perin lembrou que a Unidade de Classificação segue à disposição para a necessidade de informações complementares que possam surgir inclusive no período pós-curso.

Finalidades da Classificação de Produtos Vegetais
Com a classificação é possível determinar as qualidades extrínsecas e intrínsecas de um produto vegetal, baseando-se em padrões oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ou outros padrões comerciais. Os momentos mais oportunos de realizar a classificação, considerados pontos críticos de controle, são as prévias de lavoura, recebimento direto da lavoura, período pós-secagem do produto, durante o processo de armazenagem e na expedição do produto. “Podemos classificar melhor os produtos ao recebermos melhor da lavoura, no beneficiamento, na conservação e na expedição adequada”, afirmou Koche.

A classificação dos produtos vegetais permite identificar a qualidade no processo de produção desde a lavoura até a comercialização; auxilia na formação de lotes; auxilia na definição do valor comercial dos produtos; e possibilita evitar perdas na armazenagem. Com os devidos cuidados na classificação é possível evitar problemas de perda de qualidade física, nutricional e econômica.

A Emater/RS-Ascar, através da Gerência de Classificação e Certificação, está credenciada no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que permite às cooperativas associadas o ressarcimento dos valores referentes aos cursos.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633