zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

04/07/2018 11h31

Governo e Emater/RS-Ascar analisam avanços no programa Bolsa Juventude Rural

Governo e Emater/RS-Ascar analisam avanços no programa Bolsa Juventude Rural

 

Representantes do Governo e Emater/RS-Ascar reuniram-se nesta sexta-feira (29/06) para discutir avanços no Programa Bolsa Juventude Rural. O encontro foi realizado em Catuípe, na Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Três Vendas.

"O governo analisa este Programa como um divisor de águas para os jovens que querem permanecer na agricultura, com a oportunidade de receber recursos para investir na propriedade e fazer um projeto diferenciado", disse o coordenador regional da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Jucelar Berté.

Em 2018, terceiro ano de execução do Programa, o governo ampliou o grupo beneficiado.

"Até o ano passado era somente para alunos do terceiro ano. Este ano, depois de conversas com a Emater, sindicatos e outras entidades, foi construída uma proposta e incluídos jovens também do segundo ano do ensino médio”" explicou Berté.

Foram liberadas 502 bolsas, 137 a mais do que no ano passado. Desse total, pelo menos 144 ficaram com jovens rurais da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, que engloba 44 municípios dos Coredes Celeiro, Alto Jacuí e Noroeste Colonial. Por causa desse resultado, o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Vito Cembranel, lembrou, durante o encontro, o empenho dos extensionistas da região em fortalecer o Bolsa Juventude Rural.

O diretor e coordenador da Casa Familiar Três Vendas, Venildo Turra, lembrou que há 17 alunos da Casa recebendo a bolsa do governo.

"É muito importante para que a sucessão rural aconteça", disse Turra.

De acordo com a assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar, Isabel Robaert de Souza, o jovem rural contemplado pelo Programa recebe uma bolsa de dois mil reais, divididos em dez parcelas de 200 reais mensais. Com esse recurso, o jovem deve desenvolver um Projeto Produtivo na propriedade onde mora, contando com o assessoramento técnico da Emater/RS-Ascar durante o planejamento e a execução do projeto.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / 99976 8547
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633