zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

04/07/2018 11h31

Fórum Itinerante do Leite: Público lota ginásio para discutir os desafios da mão-de-obra

Fórum Itinerante do Leite: Público lota ginásio para discutir os desafios da mão-de-obra

 

O ginásio do Instituto Federal Farroupilha (Iffar), campus Santa Rosa, esteve lotado nesta terça-feira (26/06), ao receber os paineis técnicos do 6º Fórum Itinerante do Leite. Técnicos, lideranças, agricultores, empresários e estudantes participaram do evento que teve como tema central os desafios da mão-de-obra na atividade leiteira.

O evento neste ano foi sediado pela Fronteira Noroeste, região que possui a maior produção por quilômetro quadrado do país, sendo produzidos 234 litros por km2 ao dia, segundo levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar.


O público foi recepcionado às 8h30 com o welcome milk e abertura oficial com presença de autoridades como o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, diretora-geral do Campus Santa Rosa do Iffar, Renata Rotta, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pescar e Cooperativismo (SDR), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do RS (Sindilat), Fetag/RS e da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios (APIL), assim como das mais de 20 entidades apoiadoras do evento.

Às 9h o Canal Rural iniciou a transmissão ao vivo do painel com foco na sucessão familiar, cooperação e terceirização, mediado pela jornalista Kellen Severo. Nele, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Ivar Kreutz, abordou a importância da mão de obra e os desafios a serem enfrentados na atividade leiteira, especialmente em relação ao diálogo e à conciliação dos conhecimentos e experiências das diferentes gerações no processo sucessório da propriedade.

A médica veterinária e produtora de leite de Tuparendi, Mariane Moz, relatou a experiência de sua família na busca por conhecimento e investimento na atividade leiteira para garantir a sucessão familiar. Por fim, a gestora financeira e produtora de leite de Tuparendi, Marjori Ghellar, abordou a terceirização de atividades e a cooperação entre produtores para viabilizar a produção de leite, apresentando o caso da Cooperativa de Produtores Cooperlat.

O painel seguinte, com foco no gerenciamento, inovação e automação contou com o relato do médico veterinário da Emater do Paraná, Paulo Tadatoshi Hiroki, que apresentou orientações sobre o planejamento do parto das vacas para garantir férias aos produtores de leite. O administrador do Tambo Nólio, de Paraí (RS) Ezequiel Nólio, chamou a atenção ao apresentar a experiência de robotização da ordenha em sua propriedade.

Os paineis contaram com debatedores representando a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Pedrinho Signori, a Farsul, Jorge Rodrigues, e do Sindilat, Alexandre Guerra.

A programação contempla seguiu à tarde com oficinas que ocorreram de forma concomitante. A atividade leiteira sob o olhar das mulheres, oficina mediada pela assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, contou com os relatos das produtoras de leite Adriana Deak, de Santa Rosa, Sandra Dal Pai Gnatta, de Porto Mauá, Maria Sivert, de Senador Salgado Filho, e Aline Traesel Angst, de Santo Cristo. As produtoras estiveram acompanhadas das extensionistas da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski, Leni Froelich, Cleidi Diel e Eliane Engelmann.

Na oficina sobre produção orgânica de leite e laticínios, moderada pela representante do Iffar Edna Nunes Gonçalves, trouxeram informações sobre o tema a representante do Ministério da Agricultura, Michele de Castro Iza, o produtor de leite em fase de transição para a produção orgânica Eliseu Pelenz, de Santo Cristo, e especialista de região leiteira da Nestlé, São Paulo e Paraná, Agaciel Fiorentin.

O clima e bem-estar animal foi tema da oficina mediada pelo supervisor da Emater/RS-Ascar, Joney Braun. A experiência na área foi apresentada pelos produtores de leite de Campina das Missões, Jandir Konzen, e de São Paulo das Missões, Adolar Kessler.

A reunião técnica sobre tuberculose e brucelose, coordenada pelo médico veterinário da prefeitura de Senador Salgado Filho, Gustavo Groff, também lotou uma das salas do Iffar. Ela contou com a participação de representantes da Seapi, Ana Cláudia Groff, do Ministério da Agricultura, Rodrigo Pereira e Roberto Lucena, da Fundesa, Rogério Kerber, e da CCGL, Jair da Silva Mello.

A realização do evento é do Canal Rural, do Fundesa, do Sindilat/RS, do Sistema Farsul e da Fetag/RS. O fórum contou com o apoio técnico da Emater/RS-Ascar, do Instituto Federal Farroupilha - Campus de Santa Rosa e da Embrapa. O apoio institucional é da Associação Gaúcha de Leite (AGL), Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Arranjo Produtivo Local (APL) Leite, Associação das Pequenas Agroindústrias de Laticínios do RS (Apil), Gadolando, Jersey-RS, Coopermil, Cotrimaio, Faculdade de Horizontina (Fahor), Famurs, Fecoagro, Fundação Educacional Machado de Assis (Fema), Instituto Senai, Ministério da Agricultura, Ocergs- Sescoop, Prefeitura de Santa Rosa, Secretaria de Agricultura Pecuária e Irrigação (Seapi), Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Sicredi e Unijuí.

A programação teve início na noite da segunda-feira (25/06), em uma recepção de lideranças e imprensa com apresentação de políticas públicas municipais e mostra e degustação de produtos lácteos. Na ocasião, indústrias e agroindústrias de diferentes pontos do Estado apresentaram seus principais queijos na mostra de produtos lácteos, com harmonização de suco de uva e vinho colonial, produzidos pela cooperativa de Tucunduva, Coopervino.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633