zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

04/07/2018 11h31

Estudantes conhecem trabalho de produção de leite a pasto em Fagundes Varela

Estudantes conhecem trabalho de produção de leite a pasto em Fagundes Varela

 

Com o objetivo de conhecer mais sobre o sistema de produção de leite à base de pasto, um grupo de 39 alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, realizou uma visita, no dia 14 de junho, ao município de Fagundes Varela, em parceria com a Emater/RS-Ascar.

Os alunos estão no terceiro e último ano do curso, e a visita fez parte da disciplina de Produção de Ruminantes, com a professora e médica veterinária Melânia Lazzari Rigo. De acordo com ela, o objetivo desta e de outras visitas técnicas já realizadas é proporcionar aos alunos conhecer a realidade da agricultura na região para que possam aliar o conhecimento teórico ao que ocorre na prática e, ao mesmo tempo, desenvolver uma visão crítica sobre os assuntos.

A turma foi até a propriedade de Leinor e Rosiclé Zandoná, onde o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, acompanhado pelo produtor, explanou sobre o trabalho realizado na propriedade e os resultados que a família vem obtendo com o sistema.

Desde o início de 2017, a família Zandoná é uma das participantes do GT Leite de Fagundes Varela, grupo formado com integrantes do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar no município, que possuem a bovinocultura de leite como atividade economicamente importante. De acordo com Ebert, no ano 2016, a família produzia em média 585 litros por dia. Já em 2017, a partir das intervenções da Extensão Rural, a produção aumentou cerca de 25%, passando a quase 730 litros ao dia, com baixo custo de produção, estimado em R$ 0,68 por litro de leite.

O Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar foi concebido pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e é executado pela Emater/RS-Ascar, com o objetivo de promover a gestão ambiental, social e econômica nas unidades de produção familiares.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo
repal@emater.tche.br
(54) 9 99768863
(54) 3223-5633
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633