zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

28/05/2018 20h55

Feira Regional de Agricultores Agroecologistas é inaugurada em Lajeado

Feira Regional de Agricultores Agroecologistas é inaugurada em Lajeado

 

Um público de mais de 100 pessoas esteve na Praça João Zart Sobrinho, no bairro Americano, em Lajeado, na tarde desta segunda-feira (28/05), para prestigiar a inauguração da Feira Regional de Agricultores Agroecologistas. Iniciativa da Prefeitura e da Emater/RS-Ascar, com o apoio da Associação de Moradores do Bairro Americano e da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), a feira terá frequência semanal e ocorrerá sempre nas segundas-feiras, das 15h às 19h.

No local são comercializadas frutas, verduras e legumes da época, bem como produtos de agroindústrias familiares, como farinha de milho, conservas, compotas, geleias, schmiers, entre outros. “Todos os itens oferecidos são de produção própria, originários de propriedades que participam de grupos certificados ou que estejam em processo de certificação orgânica”, destaca a extensionista da Emater/RS-Ascar, Andréia Binz Tonin. Não por acaso, a inauguração da feira coincide com a Semana do Alimento Orgânico e se insere como parte da Campanha Nacional dos Produtos Orgânicos lançada no ano passado.

A feira conta com a participação de cinco grupos de agricultores agroecologistas: Orgânicos do Vale, Orgânicos de Alto Arroio Alegre, Saúde com Orgânicos, Defensores da Natureza e Nostro Lavoro. Estão envolvidos com a ação produtores dos municípios de Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Santa Clara do Sul, Arroio do Meio e Dois Lajeados, além de Lajeado. “A feira será um espaço público de abastecimento e comercialização de produtos saudáveis, com garantia de qualidade e com aproximação de produtores e consumidores”, salienta Andréia.

Para o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi, a feira preenche uma lacuna de abastecimento diferenciado, há muito tempo sonhada no que diz respeito à região. “O esforço compreendido pelos agricultores e apoiadores em desenvolver a produção orgânica permite esse passo, com o apoio da Prefeitura”, observa. “Essa é mais uma ação que nos desafia e nos motiva a seguir nessa caminhada, levando à população alimentos de qualidade, de forma acessível e democrática, especialmente por ampliar as possibilidades de os indivíduos fazerem as suas escolhas”, analisa.

Para o coordenador do Organismo de Controle Social (OCS) Orgânicos do Vale, agricultor Leandro Lange, a iniciativa é motivo de comemoração. “Começamos pequenos, com uma feira na Univates, e agora possuímos uma alternativa a mais para a entrega de nossos produtos”, ressaltou, valorizando o trabalho em parceria para que este novo espaço fosse consolidado. “Para nós, a despeito das dificuldades que possamos enfrentar, é um sonho realizado em que todos saem ganhando, especialmente os consumidores”, comenta.

Para a comerciária aposentada Dirce Hoffmann, do bairro São Cristóvão, em Lajeado, a feira representará uma alternativa facilitada para o acesso a alimentos mais “limpos”. “Sempre ia até Arroio do Meio para conseguir comprar produtos livres de agrotóxicos”, enfatiza, ressaltando o fato de ter comemorado quando viu a notícia sobre a inauguração da feira na imprensa local. “É uma iniciativa importante e que a gente torce para que dê certo”, avalia a consumidora, que garante não adquirir enlatados, embutidos ou mesmo leite em caixinha, por questões de saúde.

O evento de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Marcelo Brandoli, e o auditor fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Leonardo Toss, entre outras. Em sua fala, Brandoli destacou a importância das feiras que atendem diretamente o consumidor e que, hoje, já representam cerca de 30% do mercado que comercializa frutas e verduras. “É um formato que aproxima agricultor e consumidor e que deve ser valorizado”, destacou.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113
(51) 99574-1323

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633