zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

28/05/2018 20h54

Jovens rurais participam de curso de Inseminação Artificial de Bovinos em Montenegro

Jovens rurais participam de curso de Inseminação Artificial de Bovinos em Montenegro

 

Com o objetivo de incentivar e motivar os jovens produtores a permanecer na propriedade rural, o Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam) realizou na última semana (22 a 25/05) mais uma edição do curso de Inseminação Artificial em Bovinos. Considerado referência para os agricultores da agricultura familiar, o curso de IAB funciona há 50 anos no RS e a procura é alta, atingindo jovens de toda a região e do Estado.

De acordo com assistente técnico regional de Sistemas de Produção Animal, Ricardo Oliveira, são disponibilizadas de 15 a 18 vagas, sendo que algumas são patrocinados pelo Sicredi. “Além dos assuntos referentes à Inseminação Artificial em Bovinos, o curso centraliza no melhoramento genético”, diz Oliveira.

O jovem produtor de Vacaria, Leonardo Rodrigues Santos, destaca que sempre teve curiosidade de aprender a inseminar bovinos (vacas), e através dos seus colegas descobriu que o Cetam disponibilizava o curso. “Durante esses três dias no Cetam eu adquiri bastante conhecimento sobre o assunto. Atualmente trabalho com o casco de cavalo, mas pretendo atuar em outras demandas na propriedade”, observa.

Dentro da proposta de qualificar a produção leiteira e a criação bovina, o Cetam conta com vagas disponíveis para o curso de Melhoramento Genético, que será realizado nos dias 24 a 27 de junho. Informações e inscrições pelo (51) 3632-1261 ou pelo https://bit.ly/2L3udds.

Convênio com Sicredi
Da necessidade do agricultor em adquirir conhecimentos teóricos para execução das atividades do campo, surgiu a parceria entre a Emater/RS-Ascar e o Sicredi, oferecendo 54 cursos em oito Centros de Formação mantidos pela Instituição no Estado. A partir do convênio de Cooperação Interinstitucional assinado entre a Emater/RS-Ascar e o Sicredi, são subsidiados em até 90% os custos da participação de seus cooperados nos cursos oferecidos pela Extensão Rural.

Após a assinatura do Convênio, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, destacou que "pensar em desenvolvimento rural para melhor a vida no campo passa por um convênio como este, e é de nossa responsabilidade, enquanto Governo, contribuir para o conhecimento e a sinergia da transformação, que só acontece com capacitação e treinamento". Para o secretário, o Convênio é mais uma oportunidade do agricultor se emancipar. "Assim, com mais essa parceria, temos condições de avançar na oferta de alimentos e de conhecimentos", finalizou Minetto.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
Estagiária Daniele Hensen
dhensen@emater.tche.br
(51) 2125-3155
(51) 98900-0090

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633