zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

25/05/2018 19h58

Emater/RS-Ascar participa da Festa do Mel, Rosca e Nata em Ivoti

Emater/RS-Ascar participa da Festa do Mel, Rosca e Nata em Ivoti

 

A Emater/RS-Ascar de Ivoti estará presente, neste final de semana (26 e 27/05), na 12ª Feira do Mel, Rosca e Nata que acontece no Núcleo de Casa Enxaimel da Feitoria Nova. O evento é realizado em parceria pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação pelo Desenvolvimento Turístico (Adetur), Associação dos Floricultores da Rota Romântica (Afllor), Florescer Espaço De Beleza & Bem-Estar, Cooperativa de Apicultores (Cooapi) e Emater/RS-Ascar.

No local, a Emater/RS-Ascar oferece aos visitantes oficinas didáticas sobre as plantas alimentícias não convencionais (Pancs), plantas medicinais, árvores nativas, manejo da fertilidade do solo e destino de resíduos domésticos em sistema de minhocário. Segundo a extensionista de bem-estar social da Emater/RS-Ascar em Ivoti, Maria Elisabete Aguiar, as plantas medicinais mais usadas no Estado serão apresentadas com objetivo de valorizar, identificar e mostrar o uso adequado das plantas, bem como seu preparo para o consumo. Também serão distribuídos folderes com informações sobre o tema.

Além disso, os visitantes poderão conhecer outras ações de assessoria técnica e social, desenvolvidas no município com o apoio da Emater/RS-Ascar, como é o caso dos feirantes, apicultores, artesões, expositores de flores, agroindústrias e olericultura. Maria Elisabete ressalta ainda a atuação institucional junto à Cooperativa de Apicultores (Cooapi), facilitando o acesso a políticas públicas e ao crédito.

De acordo com o presidente da Cooperativa, Claudio Valdir Neis, a data escolhida para realização da feira, que são os dois últimos finais de semana do mês de maio, foi feita em função de que o Apicultor é celebrado em 22 de maio e também pelo término da colheita da safra do mel do outono.

"Para esta edição, a expectativa é que sejam comercializadas mais de duas toneladas de mel. O público poderá conferir ainda produtos à base de mel, como própolis, balas, biscoitos, bolos e hidromel e as abelhas sem ferrão, que fazem o maior sucesso", diz Neis.

Além do mel, ainda são comercializados na feira roscas, pães e cucas, flores e folhagens, artesanatos, cervejas artesanais, vinhos e sucos. Também fazem parte da feira as Escolas do Campo e o Instituto Ivoti.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
Estagiária Daniele Hensen
dhensen@emater.tche.br
(51) 2125-3155
(51) 99997-8803
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633