zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

16/05/2018 20h33 - Atualizado em 16/05/2018 20h38

Engenharia de Produção da FAHOR realizou o 1º Workshop de Lean Manufacturing

Publicada em: 15/05/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

 

O 1º Workshop de Lean Manufacturing trouxe para a FAHOR uma nova visão sobre a organização da produção e uma visão de futuro sobre esse desafio nas empresas.

O palestrante, engenheiro mecânico e mestre em engenharia de Produção Rogério Bañolas, que também é sócio e consultor do Instituto Pró-Lean, comparou o sistema Lean como um espetáculo de Carnaval, onde o que se vê é a perfeição. “Nesse grande espetáculo que é como a nossa vitrine, o samba, o ritmo, as fantasias, os destaques, as estrelas, tudo se harmoniza. Então, o que está na vitrine é reflexo de um time de colaboradores, de um árduo trabalho em equipe e em resumo, é o resultado de todo um trabalho de bastidores”, comentou.

O Workshop foi realizado na sexta à noite, com uma apresentação mais teórica e um panorama geral do uso do Lean Manufacturing, e no sábado pela manhã, com uma explanação mais técnica, correlacionando as ferramentas utilizadas com o case de uma empresa gráfica, em que o Lean foi aplicado, trazendo informações sobre o diagnóstico inicial das empresas e quais as ferramentas foram utilizadas para atingir os objetivos de melhoria.

Vale destacar que a decisão de concretizar alguma mudança precisa partir da direção da empresa e ser executada por todos os setores da empresa. O diagnóstico, a análise da situação é como se fosse uma investigação sobre os problemas que ocorrem, por que ocorrem e como fazer para resolvê-los. É um processo que leva de 4 a 8 semanas, dependendo do tamanho da empresa e sua manutenção é importantíssima e vai garantir a sequência dos resultados.

O Workshop foi acompanhado por 250 participantes e contou com a presença dos representantes das empresas patrocinadoras do Workshop, que foram: São José Industrial, Gráfica Rex, Tecnicon, Reiflex e Candeia Fundição e Usinagem e o apoio da Gráfica SR de Horizontina.

A organização do evento contou com o auxílio do Diretório Acadêmico da FAHOR e do Núcleo Socioambiental, que arrecadaram 88 peças de agasalhos e 13 kg de alimentos como forma de ingresso ao evento, e vai colaborar na Campanha do Agasalho deste ano.

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633