zulupa.com.br
terça-feira, 21 de agosto de 2018

Notícias / Variedades

 

16/05/2018 10h34

Emater/RS-Ascar desenvolve projeto de plantas medicinais para agricultores familiares de Arroio Grande

Emater/RS-Ascar desenvolve projeto de plantas medicinais para agricultores familiares de Arroio Grande

 

Na quarta-feira (09/05) teve início mais um projeto em prol da soberania alimentar e da saúde dos agricultores, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar na região de Pelotas. No município de Arroio Grande, na localidade de Chasqueiro, as assistentes técnicas regionais (ATRs) Caroline Crochemore Velloso e Regina Gonçalves Medeiros ministraram uma oficina de plantas medicinais e condimentares para o público assentado, como marco inicial de um trabalho que será continuado pela equipe do Escritório Municipal.

Iniciativa inédita no município, a oficina aconteceu durante todo o dia no Assentamento Novo Arroio Grande e contou com a participação de aproximadas 20 pessoas, incluindo assistidos de assentamentos das localidades de Santana e Estiva. Na ocasião, os participantes aprenderam a identificar e armazenar de forma correta plantas medicinais, como capim-leão e marcela, e a utilizar plantas aromáticas e condimentares na alimentação, com uma cartilha de receitas, elaborada e distribuída pelas ATRs.

De acordo com a ATR Caroline Crochemore Velloso, o projeto foi idealizado a partir de uma necessidade que a colega Regina Gonçalves Medeiros observou no ano passado, ao acompanhar um curso de laticínios junto aos produtores das três localidades mencionadas. “Durante o curso de laticínios, conforme me relatou a colega Regina, na etapa de finalização de queijos, por exemplo, muitos dos alunos cogitaram utilizar temperos prontos industrializados, que contêm alto índice de sódio e componentes cancerígenos. Assim, foi observada uma falta de conhecimento sobre as plantas que os próprios têm em seus quintais, que estava sendo fato prejudicial não só ao produto, mas à saúde dos produtores”, explicou Caroline.

Para suprir essa carência, a proposta foi realizar um passo a passo sobre identificação categórica de cada planta e seus benefícios, para ser dar suporte necessário a um trabalho sobre princípios ativos naturais junto às comunidades. A partir de agora, os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar de Arroio Grande, Ana Paula Barros e Fabio Machado Ribeiro, darão continuidade ao projeto em encontros mensais junto ao público assentado.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
Estagiária Victória Salomão
imprensa@emater.tche.br
(53) 99963-2964

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRs
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633