zulupa.com.br
terça-feira,16 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

09/12/2018 08h37

Segunda edição do Seminário Regional do Cooperativismo é realizada em Frederico Westphalen

Segunda edição do Seminário Regional do Cooperativismo é realizada em Frederico Westphalen

 

O cooperativismo como indutor do desenvolvimento regional. Essa foi a máxima que levou cooperativas e entidades a se reunirem nessa quarta-feira (05/12), em Frederico Westphalen, durante a segunda edição do Seminário Regional do Cooperativismo. O evento, realizado no auditório da Universidade Regional Integrada (URI), foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com apoio das cooperativas que integram o Fórum Regional do Cooperativismo.

A programação teve início com a participação do diretor substituto do Departamento de Cooperativismo da SDR, Róger Frederico Strauss, que destacou as ações realizadas pela Secretaria envolvendo o cooperativismo no RS. Róger apresentou os números referentes aos diagnósticos, planos de aprimoramento, cursos realizados, projetos de crédito e eventos de fomento, que foram realizados ao longo deste ano. Ao todo, foram 189 cooperativas assistidas em todo o Estado. O representante da SDR falou ainda sobre os trabalhos que envolveram recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Segundo ele, foram mais de 70 projetos, que resultaram em investimentos superiores a R$ 2,3 milhões.

Em sua fala, Róger falou da importância do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), que tem como objetivo a qualificação da gestão em cooperativas e vincula o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social. A execução desse trabalho é realizada pela Emater/RS-Ascar, através das Unidades de Cooperativismo (UCP), que estão localizadas em sete municípios gaúchos (Frederico Westphalen, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Erechim, Pelotas, Porto Alegre e Santa Rosa). Cada UCP é composta por uma equipe multidisciplinar, formada por engenheiros agrônomos, contadores, administradores, sociólogos, além de assistentes administrativos.

A coordenadora da Unidade de Cooperativismo (UCP) de Frederico Westphalen, Marcia Faccin, fez um resgate das ações realizadas este ano na região. O atendimento às cooperativas, através da sensibilização e constituição de novas unidades, o atendimento às associações, também através da sensibilização e formalização de novas entidades, o atendimento às agroindústrias, o fomento à participação em mercados institucionais, entre outras atividades, fazem parte do trabalho desenvolvido pela equipe da UCP.

Pensando em dar seguimento às ações, uma mesa redonda foi formada com representantes das cooperativas, buscando debater sobre o trabalho que cada um vem realizando junto à sua cooperativa e qual o planejamento de ações para os próximos anos.

Aproveitando o espaço e as entidades reunidas, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC fez a assinatura de um contrato com a Prefeitura de Frederico Westphalen referente ao Programa A União Faz a Vida, que tem como objetivo promover práticas de educação com foco nos princípios da cooperação e cidadania. Esse trabalho ocorre através da aplicação da metodologia de projetos (incentiva alunos a evidenciarem a sua capacidade de participação como agentes empreendedores do seu próprio desenvolvimento) e ações pedagógicas. Em Frederico Westphalen, três escolas iniciarão desenvolvendo esse Programa. Para assinatura do contrato, participaram do ato, o presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Eugênio Poltronieri, o vice-prefeito de Frederico Westphalen, Diogo Duarte, e a secretária Municipal da Educação, Carmen Giovenardi.

A Sicredi apresentou ainda o projeto envolvendo cooperativas escolares, que são associações de estudantes regidas por um estatuto, com finalidade educativa, que podem desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. As cooperativas escolares possuem um projeto pedagógico que visa à convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, a promoção da justiça social, igualdade, autonomia, a cooperação.

A programação do Seminário encerrou com a homenagem aos associados, mais antigos e mais recentes de cada cooperativa, como forma de valorizar a participação e estimular o envolvimento de todos. Lideranças e autoridades prestigiaram o Seminário. Representando as entidades promotoras do evento, participaram do Seminário, o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Clairto Dal Forno, e o coordenador regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Jucelar Berté.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 99853680
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633