zulupa.com.br
terça-feira,16 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

09/12/2018 08h37

Sexta edição do Caminhadas na Natureza consolida o projeto na região de Soledade

Sexta edição do Caminhadas na Natureza consolida o projeto na região de Soledade

 

Implantado há um ano, o Projeto Caminhadas na Natureza tem estimulado a prática de atividade física e o Turismo Rural no município de Sobradinho. O Projeto visa promover o turismo e a Extensão Rural, valorizando o meio rural como forma de vida, a agricultura familiar, as paisagens locais e incentivar o consumo de produtos da agricultura familiar. Ao todo, foram realizadas seis edições das Caminhadas, que mobilizaram mais de 230 pessoas.

A última edição foi realizada no sábado (01/12) e contou com a participação de 45 pessoas. O destaque foi para o público visitante. “O projeto tem apresentado bons resultados. Tem pessoas que participam desde a primeira edição e estamos atraindo o público de outras regiões. No último percurso contamos com a presença de participantes de Porto Alegre e também da região de Santa Maria, que vieram exclusivamente para a caminhada. Os produtores também têm gostado muito da proposta, por gerar uma renda extra”, comenta o técnico em agropecuária e chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar de Sobradinho, Adriano Dreher.

O gerente adjunto e responsável pela área do Turismo Rural na região administrativa da Emater/RS–Ascar de Soledade, Carlos Corrêa da Rosa, explica que a formatação de um circuito de Caminhada na Natureza deverá seguir os princípios da Anda Brasil, que é a Confederação Brasileira de Esportes Populares e que orienta a formatação de circuitos circulares, com extensão em torno de 10 km, com pontos de parada e/ou apoio a cada três quilômetros. “A inclusão de um café ao final do mesmo não é obrigatória, mas optamos em servir, visto que um dos objetivos da realização das Caminhadas na Natureza é estimular o consumo e a venda de produtos das agroindústrias familiares dos municípios”, ressalta.

A experiência de Sobradinho já inspira a realização do projeto em outros municípios. “A tendência é só aumentar e fazer caminhadas em outros municípios, pois o projeto está fortalecido. Para 2019 a ideia é realizar a caminhada intermunicipal, em parceria com Arroio do Tigre”, projeta Dreher. Outro dado observado pelo extensionista é o perfil do público participante que, em sua maioria, busca uma melhor qualidade vida, possui ensino superior e idade entre 40 e 60 anos.

Ainda segundo Da Rosa, a equipe organizadora avalia como um ótimo evento, seja pelo ponto de vista do número de participantes, pelas belezas naturais do percurso, pela satisfação dos caminhantes e pelos produtos consumidos no café da colônia, bem como pela aceitação do público. “Ao final do percurso sempre somos questionados sobre quando será a próxima edição e, aliado ao fato de já termos participantes de outros municípios e até da capital, prova que o trabalho está no caminho certo” avalia.

O Projeto Caminhadas na Natureza é promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Prefeitura de Sobradinho, Casa da Cultura, Corsan e do Grupo Caminhos do Campo. O projeto será tema do 12º Seminário Regional de Turismo Rural, que acontece no dia 27 de março de 2019, no auditório do Parque da Expoagro e integra a programação da19ª Expoagro Afubra.

Foto: Carlos Corrêa da Rosa

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
cvenzo@emater.tche.br
(54) 3381-3804 / (54) 9 9623-3388
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633