zulupa.com.br
quinta-feira,18 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

09/12/2018 08h37

Emater/RS-Ascar é parceira no projeto AABB Comunidade em Getúlio Vargas

Emater/RS-Ascar é parceira no projeto AABB Comunidade em Getúlio Vargas

 

O Programa AABB Comunidade, desenvolvido há 18 anos em Getúlio Vargas, proporciona aos alunos atividades socioeducativas, integrando família, escola e comunidade. O projeto atende 100 crianças e adolescentes, com idade de 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.

São ações pedagógicas, artísticas, culturais e desenvolvidas várias modalidades esportivas, além de atendimento de apoio em outras áreas de saúde e odontologia. Quando necessário, o aluno é encaminhado para atendimento à Unidade Básica de Saúde. Para participar do projeto, é obrigatório ser estudante. As atividades acontecem no turno inverso em que o aluno estuda, sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Destes 18 anos de funcionamento do projeto AABB Comunidade em Getúlio Vargas, nos últimos dez anos a Emater/RS-Ascar vem atuando como parceira, prestando Assistência Técnica na horta. A equipe do Escritório Municipal repassa orientações técnicas no cultivo e manejo da horta. As mudas são fornecidas pela empresa Tonial Mudas. No espaço são produzidas hortaliças, temperos, chás e moranga cabotiá. Também foram feitas melhorias na horta, com irrigação a partir do aproveitamento da água da chuva.

A coordenadora pedagógica, Eleni Perin Morandini, conta que os alunos adoram plantar. A produção é usada na alimentação dos alunos e o excedente, além de mudas, eles levam para casa. Os alunos também preparam a compostagem, com aproveitamento de matéria-prima que é usada na adubação da horta.

“Esse trabalho significa a nossa satisfação profissional, aliada às necessidades da entidade para valorização de seus projetos”, avalia o técnico Renato Mores.

Além do projeto da AABB, a equipe do Escritório Municipal, integrada pelos técnicos Renato Mores, Alencar Balestrin e pela extensionista social Denise Klitzke, também presta orientação técnica no cultivo e manejo nas hortas cultivadas no Presídio Estadual de Getúlio Vargas, no Lar do Idoso e na Apae.

O projeto é realizado no município com várias parcerias com a AABB local, Prefeitura, Fundação Banco do Brasil, Federação das ABBs e Associação Atlética BB local. Também recebe doação do Programa do Sesc Mesa Brasil. As atividades são realizadas na sede da AABB.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Erechim
Jornalista Terezinha Mariza Vilk
tvilk@emater.tche.br
(54) 3321-5599 / (54) 9 9976-8867
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
www.tvemater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633