zulupa.com.br
quinta-feira,15 de novembro de 2018

Notícias / Variedades

 

05/11/2018 21h06

Segundo Encontro de Mulheres Rurais é realizado em Caiçara

Segundo Encontro de Mulheres Rurais é realizado em Caiçara

 

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Caiçara, em parceria com a Sicredi, promoveu nesta quarta-feira (31/10) a segunda edição do Encontro de Mulheres Rurais. O evento, realizado no CTG Sentinela da Coxilha, em Caiçara, contou com o apoio da Prefeitura e secretarias municipais da Saúde e Educação.
Como parte da programação, a médica dermatologista, Layla Baroncello Locatelli, palestrou sobre câncer de pele e a importância dos cuidados na prevenção e no diagnóstico precoce. Segundo a médica, o câncer de pele é um dos mais comuns que afeta os seres humanos, apresentando estimativas superiores a 175 mil novos casos por ano. A exposição solar excessiva sem proteção, pessoas com pele clara e com manchas, faixa etária superior e histórico familiar de câncer de pele são os principais fatores de risco para a doença.

Alusiva à Campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer de mama, a secretária Municipal da Saúde, Marli Vendruscolo, participou do evento e chamou a atenção das participantes para a relevância do protagonismo feminino e pelo autocuidado, na busca pela realização dos exames. De acordo com a secretária, esse olhar mais atento para os cuidados da saúde deve ser posto em prática não somente no mês de conscientização da Campanha, mas durante todo o ano.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Marlene Peroza Albarello, falou do trabalho realizado pela Instituição junto às mulheres, buscando a inclusão social e produtiva, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida. Ao longo do ano, oficinas e diferentes atividades são realizadas com os grupos de mulheres de Caiçara, envolvendo temáticas que contribuem para esse processo. Durante o Encontro, produtos de artesanato confeccionados pelas mulheres foram expostos e estavam disponíveis para comercialização.

Sementes e mudas de diferentes variedades também puderam ser obtidas pelas mulheres, uma forma de incentivar a produção diversificada de alimentos na propriedade rural.

Autoridades e lideranças prestigiaram o evento, como o vice-prefeito de Caiçara, Daniel Coelho dos Santos, o gerente Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Clairto Dal Forno, a diretora de operações da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Angelita Cadoná, a secretária Municipal da Educação, ducação Marliza Bonatti, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ibanês Roggia.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
Estagiária Rosiane Zanovello
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 99853680 / (55) 9 96400611

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633