zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

09/10/2018 10h22

Trabalho da Emater/RS-Ascar é apresentado e avaliado em Porto Mauá

Trabalho da Emater/RS-Ascar é apresentado e avaliado em Porto Mauá

 

A equipe municipal da Emater/RS-Ascar de Porto Mauá apresentou o relatório das atividades realizadas em 2018, em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), nesta quinta-feira (04/10). Também foi discutido o planejamento das ações previstas para 2019, levando em conta as diretrizes que norteiam as ações da Instituição: defesa e garantia de direitos, inclusão social e produtiva, ações socioambientais e melhoria das condições de trabalho.

Segundo dados preliminares do Censo Agropecuário realizado pelo IBGE em 2017, a área total do município de Porto Mauá é de 10. 569,7 hectares, sendo que, destes, 8.304,99 ha, ou seja 78,58% da área é ocupada por estabelecimentos rurais, reforçando a importância de um olhar do Poder Público sobre o meio rural. No total, existem 432 estabelecimentos rurais no município. Destes, entre janeiro e início de outubro de 2018, 274 famílias foram assistidas pela Emater/RS-Ascar, em um total de 454 pessoas atendidas.

O trabalho desenvolvido pelos extensionistas Charles Fernantes, Leni Froelich e Germano Büttow junto a essas famílias foi relatado por ocasião da reunião. Também esteve presente a supervisora da Emater/RS-Ascar, Ancila Altmann.

Entre as políticas executadas pela Instituição no município estiveram o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e Programa de Apoio à Ampliação do Desenvolvimento Rural, coordenados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e apoio aos programas municipais de incentivo à agricultura, Patrulha Agrícola e Lei Municipal de Incentivo à Suinocultura. Também se destacou o trabalho de Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP) na cultura da soja, com implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), assistência a 50 famílias através de um plano socioassistencial, assistência para acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), promoção de saúde nas comunidades rurais em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e parceria, com orientações para produção de alimentos na Avipae de Porto Mauá. Na oportunidade, recebeu ênfase também o trabalho realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

Os conselheiros também foram ouvidos em relação a opiniões sobre as estratégias de trabalho com diferentes públicos, de modo especial os idosos no meio rural.

As cinco atividades prioritárias a serem desenvolvidas pela equipe municipal da Emater/RS-Ascar em 2019 são a assistência à bovinocultura de leite, segurança e soberania alimentar, assessoramento à gestão rural, organização rural e fomento à inclusão social e produtiva. Outras 36 atividades também foram contempladas no planejamento.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 (55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633