zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

09/10/2018 10h22

Gestão Sustentável é destaque em dia de campo de São José do Inhacorá

Gestão Sustentável é destaque em dia de campo de São José do Inhacorá

 

Agricultores e lideranças de São José do Inhacorá tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre os diferentes aspectos que podem contribuir para a gestão sustentável da agricultura familiar, resultando em melhor geração de renda e qualidade de vida das famílias que vivem no meio rural. Para a realização do dia de campo com este enfoque, a família Kochem abriu as portas de sua propriedade na Linha Jundiá, na terça-feira (02/10), onde puderam ser observados elementos que contribuem para a gestão sustentável da bovinocultura de leite.

A família recebeu acompanhamento da Emater/RS-Ascar em diferentes oportunidades, desde 1995, e é atualmente atendida por meio do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Instituição. A propriedade de 15 hectares destaca-se na produção de leite, sendo a primeira propriedade a adotar o sistema de pastoreio rotativo no município de São José do Inhacorá.

Durante o dia de campo, o casal Arlindo e Lúcia, juntamente com o filho Cláudio, apresentou o histórico da propriedade, abordando também os sistemas de manejo e de gestão adotados. Na sequência, o médico veterinário Tarciso Gabriel Mattner, da Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente, apresentou dicas sobre o manejo sanitário do rebanho leiteiro.

Dando continuidade, o assistente técnico regional em Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, médico veterinário Jorge João Lunardi, abordou os temas manejo da ordenha e qualidade do leite.

Em outra estação, os extensionistas da Emater/RS-Ascar, Adelar José Naressi e Vânia Lorenzoni, com apoio da assistente técnica regional social Lisete Primaz, abordaram a produção de subsistência desenvolvida na propriedade, destacando a importância, tanto social quanto econômica, bem como a importância desta produção na qualidade de vida da família.

O evento, que contou com o apoio e participação da Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente, foi direcionado principalmente às famílias assistidas pelo Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633