zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

23/09/2018 21h01

Juventude e sucessão familiar são temas de atividade em Caiçara

Juventude e sucessão familiar são temas de atividade em Caiçara

 

Para atrair o interesse do jovem que vive no meio rural e estimular a discussão sobre sucessão familiar, a Emater/RS-Ascar, a Escola Estadual 20 de Setembro, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretarias Municipais da Agricultura, Educação e Cultura, com apoio da Sicredi e Cresol, promoveram nesta terça-feira (18/09) um encontro entre os jovens do meio rural do município de Caiçara, para tratar sobre os temas juventude e sucessão. A atividade foi realizada no Centro de Convenções e reuniu mais de cem jovens estudantes, que atualmente vivem no meio rural.

A proposta do encontro, além proporcionar a integração dos jovens, foi possibilitar a troca de diálogo entre eles, buscando entender as perspectivas e interesses de cada um e incentivar aqueles que desejam permanecer na propriedade rural. A programação contou com a participação do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Pinhal, Sylvio Trentin, que explanou sobre os desafios da agricultura e sobre sucessão familiar. Trentin trouxe dados que apontam algumas razões quem fazem o jovem deixar o meio rural. Segundo ele, em uma pesquisa feita pela Fetag, 34% dos jovens deixam a propriedade em função do casamento, 11,4% em função de estudos, mas a grande maioria, 51,6% é em função do trabalho. Para ele, a pouca presença dos jovens nas atividades, bem como na participação dos lucros, são motivos de afastamento da propriedade.

Vislumbrando alguns desafios para a agricultura, o engenheiro agrônomo motivou os jovens a pensar nos desafios como oportunidades. "Nos próximos 40 anos, a produção de alimentos deverá quase que dobrar. Esta crescente demanda é o resultado não só da taxa de crescimento populacional prevista de sete para nove bilhões de pessoas em 2050, mas também reflete o crescimento econômico. A agricultura familiar é responsável pela produção de alimentos e é preciso enxergar nesse setor as oportunidades para o futuro", comentou Trentin.

O engenheiro agrônomo salientou ainda que a sucessão é um processo a ser construído, que trata-se da ampliação de um projeto já existente na propriedade rural. "A sucessão em uma propriedade familiar começa muitos anos antes, quando os filhos ainda são pequenos, ou seja, a sucessão deve ser conduzida e construída. A passagem das responsabilidades sobre a gestão da propriedade também é um processo de transição, em que os pais gradativamente vão passando aos filhos tarefas de gestão da propriedade, como abertura de conta bancária, bloco de produtor, responsabilidade de gerir os negócios, até a passagem completa do gerenciamento da propriedade. Nesse sentido, os pais devem preparar os filhos, remunerá-los pelo trabalho, ensinar tudo o que sabem e incentivar o estudo. Saber focar nas atividades e buscar novas alternativas também são passos importantes para a sucessão na propriedade rural", argumentou Trentin.

A programação do encontro contou ainda com a participação do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Caiçara, Jackson Luis Arboit, que explicou sobre o Programa Bolsa Juventude Rural. Para motivar os jovens com suas histórias e experiências exitosas, dois exemplos foram apresentados durante a atividade. Os jovens, Alex Ruviaro e Marcos Cassol, da Agroindústria Marlac, e o jovem, Paulinho Lira, que está à frente do Entreposto de Ovos, trouxeram um pouco das suas experiências com as agroindústrias da família, para mostrar aos jovens que é possível empreender no meio rural, garantir a geração de renda e viver com qualidade de vida.

Autoridades, como o prefeito de Caiçara, Marcio Menuzzi, e lideranças representantes das entidades parceiras do evento participaram da atividade. "É importante valorizar essa oportunidade que vocês jovens têm de permanecer no meio rural. Precisamos trabalhar para estimular o diálogo entre as famílias, para que a sucessão aconteça, reconhecendo o trabalho já realizado pelos pais e valorizando as novas ideias trazidas pelos filhos. Por essa razão, essa atividade é muito importante, pois mantém essa discussão acesa entre os jovens e desperta o seu interesse de permanecer no meio rural", comentou o Menuzzi.

Na oportunidade, o prefeito de Caiçara anunciou uma oportunidade aos jovens presentes. Menuzzi ofereceu estágio na Prefeitura, preferencialmente na Secretaria Municipal da Agricultura, para os jovens alunos que estão cursando o Ensino Médio. Para os jovens que ingressarem na faculdade, a Prefeitura também está oferecendo estágio remunerado. A intenção com essa proposta é que os jovens trabalhem um turno na propriedade e um turno na comunidade, desenvolvendo ali o que aprendem na universidade.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 99853680 / (55) 9 96400611

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633