zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

22/06/2018 20h42

10ª Festa Municipal da Banana reuniu milhares em Mampituba

10ª Festa Municipal da Banana reuniu milhares em Mampituba

 

Público estimado em cerca de cinco mil pessoas visitou a comunidade de Rio de Dentro, no município de Mampituba, durante a 10ª Festa Municipal da Banana, ocorrida de 15 a 17 de junho. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Mampituba com o apoio, dentre outros, da Câmara Municipal de Vereadores, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e da Emater/RS-Ascar. O município de Mampituba tem sete grupos organizados de agricultores ecologistas que comercializam em torno de 100 toneladas/mês de banana orgânica. Até o final de 2018 estão previstas a certificação de mais oito grupos e que elevará a produção para mais de 200 toneladas.

Na sexta-feira (15/06), primeiro dia do evento, a programação oficial da 10ª Festa Municipal da Banana contou com a realização do 1º Simpósio da Banana Orgânica e Juventude Rural, das 08h30 às 16h, organizado em conjunto pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). “Os objetivos foram sensibilizar os agricultores para a transição para agricultura de base ecológica, assegurar a segurança e soberania alimentar das famílias em transição e da produção orgânica e também organizar grupos para comercialização de produtos ecológicos e assim possibilitar a permanência dos jovens no meio rural”, disse a extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Mampituba, Loreci da Silva Ramos Matos.

O Simpósio contou ainda com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mampituba e da empresa Aliança Agropecuária. Entre os temas debatidos no Simpósio estavam a Segurança e Soberania alimentar (Emater/RS-Ascar), Manejo da Biodiversidade (MPA), Panorama da Produção Orgânica no Litoral Norte (Emater/RS-Ascar), Relato de Experiências da Juventude Rural na Produção Orgânica (Agricultor Leandro Costa e família), Relato de Experiências da Juventude Rural no Cooperativismo (Coomafitt), além de uma visita técnica a uma propriedade rural.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
Estagiária Daniele Hensen
dhensen@emater.tche.br
(51) 2125-3155
(51) 98900-0090

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mampituba.

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633