zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

22/06/2018 20h41

Primeiro Seminário Regional de Artesanato é realizado com sucesso em Marau

Primeiro Seminário Regional de Artesanato é realizado com sucesso em Marau

 

Cerca de 500 pessoas de 51 municípios do Rio Grande do Sul estiveram presentes na primeira edição do Seminário Regional de Artesanato, realizado na última quarta-feira (20/06), na Casa de Cultura do município de Marau. O evento trouxe para o debate temas pertinentes às necessidades dos artesãos, como legislação, previdência social, comercialização entre outros. A promoção foi da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Marau e Casa do Artesão de Marau.


Na parte da manhã, a gerente técnica estadual adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivanir Argenta dos Santos falou sobre o artesanato, suas legislações e sua contribuição para os municípios. Ela fez uma abordagem sobre o histórico do artesanato, os objetivos e as legislações ligadas à atividade. Também o gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (Inss) de Passo Fundo, Adriano Faciolli, abordou as questões do da Previdência Social e o Artesão.

Na parte da tarde, a designer de produto, Fernanda Sklovscy, palestrou sobre design e artesanato, organização do ponto de venda, feiras e sobre Casas do Artesão. E, na sequência, foi realizado o painel “Valorando o artesanato: critérios para estipular o preço e participação em eventos e atendimento ao público”, com o representante da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Jonathan Munaretto Imlau, e a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Luciana Gobbi. Na oportunidade, a extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Domingos do Sul, Juliane Finatto Rezende, apresentou o case da Feira Intermunicipal de Artesanato daquele município, que já está na décima edição.


De acordo a comissão organizadora, coordenada pela assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Luciana Gobbi, o evento teve resultado positivo, tanto em público quanto em qualidade. “Buscamos organizar esse seminário com vistas a fortalecer a cadeia produtiva do artesanato, promover o conhecimento sobre a legislação pertinente, bem como proporcionar um espaço de qualificação técnica e reflexão da atividade e acreditamos ter alcançado esses objetivos”, disse Luciana.

Participaram da abertura o prefeito em exercício de Marau, Rui Gouvea, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, o vereador Antônio Borella De Conto, a presidente da Casa do Artesão, Neiva Maria Longo, o secretário municipal de Agricultura, Ademir Durante, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Josias Trento, entre outras autoridades e lideranças.



Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
vanessa@emater.tche.br
(54) 3311-5066
(54) 9 9976-8862

www.facebook.com/EmaterRS
http://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633