zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

28/05/2018 20h54

Piscicultura é tema de Seminário em Ibiaçá

Piscicultura é tema de Seminário em Ibiaçá

 

Piscicultura foi assunto no município de Ibiaçá na última sexta-feira (25/05), durante o Seminário Microrregional de Piscicultura, promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário. O evento foi no salão paroquial e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, em sua maioria produtores de sete municípios.

O assistente técnico estadual de Piscicultura da Emater/RS-Ascar, Henrique Bartels, palestrou sobre a qualidade e manejo em tanques de piscicultura, ressaltando a necessidade do monitoramento constante da água, os cuidados com a desinfecção e a adubação, com foco na produção de peixes.

Já o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Vilmar Wruch Leitzke, teve como tema da sua palestra as recomendações técnicas para o cultivo de peixes. Ele abordou o policultivo, quantidades e espécies ideais para serem criadas em um mesmo tanque. Para Leitzke, o Seminário surgiu com o objetivo de reforçar e qualificar essa atividade importante para propriedades rurais, como geradora de renda.

Os representantes da secretaria municipal de Meio Ambiente de Ibiaçá, Cristiane Pizzinatto e Vilso Silvestro, falaram sobre os aspectos legais e ambientais para a limpeza dos açudes.

Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, a atividade da piscicultura é importante na diversificação de produção das propriedades. Segundo ele, além da geração de renda na comercialização em mercados locais, agrega valor na alimentação familiar. “Realizamos um evento técnico, visando à qualificação no processo de produção, a produtividade e a rentabilidade”, avaliou Adami.

Projeto Mais Peixe
Na oportunidade, durante o Seminário foi apresentado, pela Emater/RS-Ascar de Ibiaçá e Prefeitura, o Programa Mais Peixe. O objetivo é oportunizar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de alevinos cultivado em açudes, visando transformar a piscicultura como alternativa de renda. Conforme o prefeito de Ibiaçá, Claudiomiro Fracasso, o programa visa auxiliar os produtores a planejar o processo de criação. De acordo com os técnicos da Emater/RS-Ascar, será buscada a estruturação da cadeia produtiva.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
(54) 3311-5066 (54) 9 9976-8862
www.facebook.com/EmaterRS
http://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633