zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

28/05/2018 20h54

Bagé é sede da 3ª etapa de Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio

Bagé é sede da 3ª etapa de Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio

 

Mais uma etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio é concluída com grande participação do público. Na semana passada (22/05), o Auditório da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, sediou o terceiro encontro do ano, debatendo temas relevantes para o agronegócio e atendendo as peculiaridades regionais de produção, mercado e negócios, promovido pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA), com apoio técnico da Emater/RS-Ascar, institucional da Embrapa e patrocínio de entidades setoriais regionais.

O circuito teve como tema os Desafios e prioridades para uma produção agropecuária sustentável e mais eficiente e contou com a fala de boas vindas do diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, salientando a importância do produtor rural. “Queremos continuar contribuindo e dando o apoio necessário ao produtor rural, para que ele consiga seguir fazendo a sua parte, que é a de garantir balança comercial positiva no Brasil e assegurar o PIB positivo para o nosso Estado”, comenta.

As palestras tiveram início com a explanação do doutor em Zootecnia e especialista em Sistemas de Produção Animal, Julio Barcellos, apresentando dados sobre gestão da pecuária inserida no Pampa. Para Barcellos, a pecuária de corte enfrenta o desafio de atender às exigências do pecuarista em termos de resultado econômico e de otimizar o uso de seus recursos.

O assistente técnico estadual em Culturas da Emater/RS-Ascar, Alencar Paulo Rugeri, falou sobre o Projeto Lavoura de Resultado, criado em 2013. Segundo o agrônomo, “o objetivo é promover resultados melhores para o agricultor, pois, na composição dos custos da lavoura, o agricultor deve ter o menor custo e a maior receita, favorecendo o desempenho da atividade rural".

O terceiro painel debateu a gestão de solos e da água para mitigar a estiagem na região da Campanha, através da fala do assistente técnico estadual em Solos da Emater/RS-Ascar, Edemar Valdir Streck. Segundo o técnico, para suprir as deficiências hídricas é fundamental manejar adequadamente os solos e armazenar a água para utilizá-la na irrigação das culturas, mesmo que na região tem-se uma diversidade muito grande de solos e com grande potencial de produção, impondo sistemas de manejo diferenciados para conseguir-se amenizar os efeitos de pequenas estiagens.

Finalizando as apresentações, o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella, apresentou as transformações recentes de ocupação de solo do Pampa e os desafios para a pesquisa agropecuária, mostrando as mudanças que ocorreram especialmente a partir da década de 70, na região da Campanha e Fronteira Oeste, quando sistemas basicamente formados por pecuária e arroz foram se diversificando, com a entrada de atividades como a vitivinicultura, olivicultura e mais recentemente a soja.

Participaram da atividade diversas autoridades municipais e regionais, além de técnicos, empresas e estudiosos do tema.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional Bagé
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
Estagiária Hallana Rodrigues Oliveira
holiveira@emater.tche.br
(53) 3242-3898
(53) 9 99565590

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633