zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

28/05/2018 20h54

Seminário em Igrejinha esclarece dúvidas sobre Energia Solar

Seminário em Igrejinha esclarece dúvidas sobre Energia Solar

 

Produtores rurais, empresários, estudantes e autoridades participaram, na última quinta-feira (24/05), do Seminário de Desenvolvimento Rural, que teve como tema A Energia Solar Fotovoltaica e seus benefícios. O encontro ocorreu no Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch, em Igrejinha, e foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria de Agricultura, Turismo e Lazer e Centro de Educação Ambiental Augusto Kampf (Ceaak).

Após a abertura oficial foi feito o resgate dos temas abordados no primeiro e no segundo Seminário de Desenvolvimento Rural, realizados em 2016 e 2017. Na edição de 2017, o assunto principal foi o plantio, o manejo, o uso e os benefícios das pastagens para os produtores rurais. A partir do encontro, o estagiário de Agronomia, Marcos Antônio Schmidt Junior, se motivou e plantou duas cultivares de capim elefante: a BRS Kurumi, indicada para pastagem de piquete, e BRS Capiaçu, para silagem. “O resultado foi tão positivo que houve uma encomenda de 400 mudas”, contou Schmidt, no terceiro seminário.

Em seguida, o produtor do município de Sapiranga, Rubens Harff, relatou sua experiência sobre a energia fotovoltaica, avaliando a economia de energia elétrica gerada pelas dez placas instaladas em sua propriedade.

Na sequência, a Escola Ambiente da Faccat apresentou uma maquete sobre energia fotovoltaica e as cooperativas escolares de Igrejinha (Cooedom e Coopelaje) falaram sobre o cooperativismo entre os estudantes. Além disso, cinco empresas da região demonstraram experiências em módulos solares.

O assistente técnico regional de Sistemas e Recursos Renováveis da Emater/RS-Acar de Porto Alegre, Luiz Bohn, abordou a geração de energia elétrica nas propriedades rurais através da energia solar.

Os gerentes da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Ademir Santin e Air Nunes dos Santos, destacaram que a Instituição está trabalhando este tema em todo o Estado e que existem políticas públicas, como o Pronaf Eco e Feapers, que podem ser acessadas pelos produtores para esse fim. Os municípios podem utilizar ainda seus fundos rotativos para beneficiar os agricultores familiares com a implantação de energia solar fotovoltaica. O vice-prefeito de Igrejinha, Dalciso Oliveira, também prestigiou o evento.

A agrônoma da Emater/RS-Ascar em Igrejinha, Ana Lucia Trentin, explicou que o evento foi importante porque os presentes puderam tirar dúvidas sobre a implantação, custos e tempo de retorno financeiro do investimento, tanto para produtores rurais, quanto para empreendimentos da área urbana, como residências ou prédios comerciais.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
Estagiária Daniele Hensen
cmasasierer@emater.tche.br
(51) 2125-3155
(51) 99997-8803
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633