zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

23/05/2018 19h54

Coleta seletiva, reciclagem e compostagem são temas de palestra em São José das Missões

Coleta seletiva, reciclagem e compostagem são temas de palestra em São José das Missões

 

Como a coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos em São José das Missões terá início no próximo dia 01 de junho, uma atividade foi realizada nesta segunda-feira (21/05) para apesentar a situação dos resíduos sólidos rurais e urbanos e discutir o tema da reciclagem e a compostagem de lixo orgânico. A ação foi coordenada pela equipe da Emater/RS-Ascar, juntamente com as secretarias municipais do Meio Ambiente, da Educação e da Fazenda. Aproximadamente 60 pessoas participaram da atividade, entre elas professores e estudantes da rede pública municipal.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mairo Trentin Piovesan, apresentou a situação atual do município referente aos resíduos sólidos gerados pela população, pontuou a necessidade da separação e a utilização da reciclagem do lixo seco e a compostagem do lixo orgânico, tanto no meio urbano como no meio rural, como práticas para redução do risco de poluição ao solo e à agua. A Emater/RS-Ascar é parceira no trabalho de conscientização da comunidade e na operacionalização da coleta.

Durante a atividade, o engenheiro agrônomo demonstrou três técnicas de compostagem, com viabilidade tanto em áreas urbanas como em áreas rurais, que transforma restos de alimento como cascas, folhas e materiais orgânicos, em composto orgânico para ser usado como fertilizante. Ao final da prática, foram encaminhadas sugestões para projetos que serão desenvolvidos nas escolas e nas residências, como a separação total dos resíduos, a reciclagem, a compostagem, o trabalho com hortas domésticas e a coleta de água da chuva.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 99853680 / (55) 9 96400611
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633