zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

23/05/2018 19h54

Grupo de Tuparendi resgata artesanato e cultura do município

Grupo de Tuparendi resgata artesanato e cultura do município

 

Com o intuito de reunir talentos, agregar valor ao trabalho desenvolvido e dar visibilidade ao município, o Grupo de Artesãos Belas Artes de Tuparendi foi fundado em 28 de janeiro de 2014. Desde então, foram vários os avanços e, a partir de agora, os produtos resultantes desta união também podem ser conferidos no Brique da Praça, realizado no segundo sábado de cada mês, a partir das 13h30, na Praça Aquiles Turra.

Os produtos também estão expostos na Feira do Produtor em Tuparendi, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e à tarde, das 13h30 às 17h15, bem como nos sábados de manhã. O artesanato também é apresentado em exposições e feiras do município e da região.

Composto por 23 artesãos e suas diferentes habilidades, a finalidade das atividades desenvolvidas pelo grupo é de trocar experiências, conhecer novas técnicas, gerar renda, fazer novas amizades, melhorar a qualidade de vida e autoestima. Para a criação e a consolidação da Associação e da comercialização dos produtos, os artesãos contaram com o apoio da Emater/RS-Ascar, de agentes de saúde e da Administração Municipal. “A ideia foi fomentada junto aos grupos de mulheres, que já possuíam conhecimentos de artesanato e participavam de demonstrações de método, e a este contexto aliou-se o fato de que Tuparendi se caracteriza pela organização de grupos, associações e cooperativas”, comenta a extensionista social da Emater/RS-Ascar Patrícia Diel Wiethölter.

Trabalhos como patchwork, crochê, tricô, macramê, bordados diversos, decoupage, trabalhos em madeira, pinturas, artesanato em MDF, biscuit, bonecas, flores de E.V.A., chinelos e pedrarias, decoração de cuia, trabalhos com pneus, entre outros, são algumas das habilidades dos artesãos que compõe o Grupo de Artesãos Belas Artes.

O grupo é constituído por uma diretoria eleita, possui um estatuto que o rege e nas reuniões tudo é registrado a fim de organização. São observadas frequência e assiduidade dos participantes, a fim de ser um grupo produtivo e organizado.

De acordo com a artesã e presidente do grupo, Agnes Zimmermann, cientes da importância da união em torno de um objetivo, os artesão decidiram criar o grupo. “Sabia-se de que várias pessoas no município tinham habilidades artesanais em todos os setores, porém, sozinhos, a produção, o talento e a capacidade ficavam no anonimato, tornando-se inviável. Com o grupo, todos têm forças para unir esses talentos e tornar-se uma coletividade, agregando valores, pessoas, mostrando a cultura, resgatando histórias, dons herdados de gerações e que compõem a história do nosso município”, afirma Agnes.

Quem tiver interesse em participar do grupo pode se informar na Feira do Produtor, no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e com os artesãos do grupo.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 99979-8195

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633