zulupa.com.br
quinta-feira,15 de novembro de 2018

Notícias / Variedades

 

16/05/2018 10h34

Capacitações em Boas Práticas serão realizadas pela Emater/RS-Ascar

Capacitações em Boas Práticas serão realizadas pela Emater/RS-Ascar

 

A Emater/RS-Ascar promove deste outubro de 2017, na região administrativa de Porto Alegre, capacitações em Boas Práticas Agrícolas, que envolveram mais de 930 produtores que comercializam na Ceasa. Até agora foram 20 eventos realizados com a finalidade abordar os cuidados desde o plantio até a colheita. Todo o processo envolve o cuidado com a terra, água e insumos utilizados para o plantio e orienta para o uso mínimo de defensivos, organização e cuidado com os locais de preparação para a venda de frutas e verduras e entrega de um produto com qualidade. Em maio estão previstas capacitações em Porto Alegre e em Viamão.

Porto Alegre vai promover uma oficina técnica sobre Boas Práticas Agrícolas a partir das 14h do dia 16/05, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Lajeado. No local, os extensionistas da Emater/RS-Ascar recebem produtores para tratar sobre o tema, os riscos de contaminação dos alimentos e análise de resíduos nos alimentos.

Em Viamão, as Boas Práticas Agrícolas serão demonstradas em um dia de campo, das 9h às 12h, que ocorrerá na propriedade de Maurício Ricardo Reck, na Estrada do Passo dos Negros. Lá serão explicadas as boas práticas, a necessidade de uso de equipamentos de proteção individual em função dos agroquímicos e quais as alternativas ecológicas possíveis de serem implantadas.

A capacitação vem ao encontro de uma exigência crescente de comprovação da qualidade e segurança dos alimentos, pelo mercado e dos órgãos de saúde pública que estão enfatizando a necessidade de uma alimentação rica em frutas e verduras para a manutenção da saúde. De acordo com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luís Bohn, os produtores de frutas e olerícolas, usuários da Ceasa, precisam estar conscientes e informados sobre as atitudes e tecnologias a serem adotadas, pois “o consumidor quer saber de onde vem as frutas e legumes que consome, e quer garantias. E isto é mais uma oportunidade para os produtores”.

Triunfo
Em Triunfo a capacitação em Boas Práticas Agrícolas, manejo e pós colheita aconteceu no dia 4 de maio, na Câmara de Vereadores, quando estiveram reunidos mais de 60 agricultores, representantes do Sindicato Rural e dos Trabalhadores Rurais e do Sicredi de Triunfo, Nova Santa Rita, São Jerônimo e General Câmara. O curso foi conduzido pelo agrônomo Luís Bohn. “As boas práticas agrícolas são um conjunto de princípios, normas e recomendações técnicas aplicadas para a produção, processamento e transporte de alimentos, orientadas a cuidar da saúde humana, proteger o meio ambiente e melhorar as condições dos trabalhadores e suas famílias, frisando os cuidados com a utilização de agrotóxicos.”


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
Estagiária Daniele Hensen
cmassierer@emater.tche.br
(51) 2125-3155
(51) 99997-8803
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633