zulupa.com.br
quarta-feira, 23 de maio de 2018

Notícias / Variedades

 

16/05/2018 10h33

Viamão realiza Mostra de Artesanato e Culinária Típica dos Quilombos

Viamão realiza Mostra de Artesanato e Culinária Típica dos Quilombos

 

Na última sexta-feira (11/05) foi realizada a 1° Mostra de Artesanato e Culinária Típica dos Quilombos, que teve por objetivo destacar a história dos Quilombos do município das regiões Metropolitana e Delta do Jacuí. Esta iniciativa foi construída pelo grupo de Consciência Negra de Viamão, com apoio da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social, e foi realizada na Câmara de Vereadores de Viamão.

“A escolha da data do evento, às vésperas do dia em que o país assinou oficialmente o fim da escravidão, quer reafirmar a história de luta e resistência do povo negro. Os quilombos se tornaram espaços de resistência, mas também de cultura, conhecimento e de produção. Assim, o coletivo “consciência negra” foi constituído por representações de diferentes entidades, movimentos sociais e quilombos, que optaram por uma atividade que dê visibilidade ao movimento”, destaca a socióloga da Emater/RS-Ascar em Viamão, Maristela Rempel Ebert.

O evento iniciou com a apresentação de Berenice de Deus e Antônio Gomes, representando as lideranças quilombolas, na qual tiveram a oportunidade de relatar a história dos quilombos em Viamão. Em seguida o farmacêutico da Emater/RS-Ascar em Viamão, Alexandre Schmidt, ressaltou que no interior do município existe três comunidades quilombolas que contam com mais de 100 famílias. “O evento é muito importante porque representa um momento de valorização deste povo e, quando a Câmara de Vereadores abre o espaço para sediar a atividade, estende a repercussão social e política e soma esforços para a ampliação da discussão das políticas públicas voltadas à população afrodescendente”, avalia Schmidt.

Além das apresentações orais sobre a história e a cultura, ocorreu exposição da culinária qeuilombola, com degustação de alguns pratos tradicionais, como o bolo de milho, a canjica doce branca e amarela, nego deitado e bolinho no formigueiro foram considerados pelos participantes, segundo Schmidt, deliciosos. “A mostra foi um sucesso, pois as lideranças quilombolas presentes interagiram com as pessoas que estavam prestigiando o evento, contanto a história dos pratos e também ensinando o preparo”, destaca Schmidt.

O artesanato apresentou trabalhos tradicionais com palha de milho e folha de bananeira e trouxe novas propostas adaptadas ao mundo contemporâneo, como bolsas customizadas, cadernos e bonecos, os quais fazem alusão à cultura afrodescendente. A liderança do Peixoto dos Botinhas, Edegi Gomes, destaca a importância do artesanato na geração de renda das famílias quilombolas e as necessidades de adaptação a novas demandas do trabalho manual de artesãs.

O Evento foi prestigiado por vereadores, alunos e professores da rede pública de ensino e entidades como a secretária Municipal da Assistência Social e Cidadania, Maria Rita Cardozo, e ONGs do Movimento Negro.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
Estagiária Daniele Hensen
cmassierer@emater.tche.br
(51) 2125-3155
(51) 99997-8803
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633