zulupa.com.br
quinta-feira,15 de novembro de 2018

Notícias / Variedades

 

16/05/2018 10h33

Novo Tiradentes inicia turma do SisLeite para beneficiários do Programa Mais Pasto Mais Leite

Novo Tiradentes inicia turma do SisLeite para beneficiários do Programa Mais Pasto Mais Leite

 

Para qualificar a atividade leiteira em Novo Tiradentes, a Emater/RS-Ascar iniciou o Projeto de Assistência Técnica para o Desenvolvimento de Sistemas de Produção de Leite da Agricultura Familiar (SisLeite) junto às famílias beneficiárias do Programa Mais Pasto Mais Leite, Programa Municipal, desenvolvido pela Prefeitura, Secretaria da Agricultura e Emater/RS-Ascar, para estimular os produtores e fomentar a atividade leiteira no município através da implantação, recuperação e ampliação de pastagens perenes. Na última sexta-feira (11/05), o primeiro de dez encontros do SisLeite foi realizado na Câmara de Vereadores.

Em Novo Tiradentes, as entidades locais já iniciaram um trabalho para fomentar a atividade leiteira e optaram pela metodologia do SisLeite para dar continuidade a essa ação. O SisLeite foi desenvolvido, conceitualmente, admitindo a existência de diferentes formas de produção de leite para a agricultura familiar no Estado. Dessa forma, o Projeto não propõe a difusão de um pacote tecnológico, mas de um conjunto de diretrizes técnicas e metodológicas que devem ser consideradas, como a visão sistêmica da propriedade e da atividade, o diálogo com a família e o planejamento conjunto, a pactuação de atividades e comprometimento com os resultados, gestão da atividade, foco no aumento da eficiência técnico-econômica, priorização dos gastos em produção, qualidade e redução da penosidade, máxima eficiência na produção de alimentos volumosos, conservação dos recursos naturais, e respeito à legislação ambiental e ao bem-estar animal.

No primeiro encontro, o assistente técnico regional de Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, falou sobre o projeto e trabalhou sobre a abordagem sistêmica na propriedade e na atividade leiteira. “Nosso trabalho consiste em trabalhar junto às famílias para elaborar um planejamento, levando em consideração a realidade de cada propriedade, para buscar maior eficiência na produção de leite, com redução de custos. Temos que pensar também no bem-estar das pessoas para promover a permanência no campo”, frisou Sangaletti.

Para o prefeito de Novo Tiradentes, Adenilson Della Paschoa, iniciativas como o Programa Mais Pasto Mais Leite estão trazendo bons resultados para as propriedades do meio rural. A gestão da produtividade leiteira proporciona maior controle da produção e dos gastos, o que gera melhores resultados e maior lucro às famílias. “Os demais encontros serão realizados nas propriedades participantes, como forma de integrar e promover a troca de ideias entre as famílias participantes”, explicou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luciano Schievenin.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 99853680 / (55) 9 96400611
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633