zulupa.com.br
quarta-feira, 23 de maio de 2018

Notícias / Variedades

 

16/05/2018 10h33

Safra de bergamota 2018 é aberta em São Sebastião do Caí

Safra de bergamota 2018 é aberta em São Sebastião do Caí

 

Um público de mais de 200 pessoas participou, no último sábado (12/05), da abertura festiva da safra de bergamota 2018 de São Sebastião do Caí. Organizado pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura, o evento foi realizado na propriedade da família Gossler, da localidade de Monjolo, e contou com almoço especial à base de citros. Com mais de 200 citricultores e uma área plantada de mais de 800 hectares, o município de São Sebastião do Caí projeta uma colheita de 16 mil toneladas, não apenas de bergamotas, mas também de laranjas e limões.

Num comparativo com o ano de 2008, quando a área plantada era de cerca de 480 hectares, o número representa um significativo aumento. “Isso ocorre por haver boas políticas públicas disponíveis para a implantação de novos pomares, além do acesso permanente ao serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural”, comenta o assistente técnico regional de Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Bonine. “Com esse tipo de incentivo, os agricultores se sentem motivados a permanecer na atividade”, completa.

É o caso do anfitrião do dia, o produtor Rodrigo Gossler. Por mais que a família, que possui uma relação histórica com a citricultura, tenha passado por períodos de dificuldades, especialmente no final dos anos 90, a persistência faz com que, hoje, os Gossler literalmente “colham os frutos”. “Gostamos da atividade, do trabalho em família, da qualidade de vida e da simplicidade preservada”, comenta Rodrigo. Para a safra que se aproxima, a expectativa é de que os 15 hectares de área plantada, na propriedade que divide com o irmão e os pais, rendam 200 toneladas de frutas.

O evento também serviu como oportunidade para que as lideranças do município convidassem os participantes para a 21ª edição da Festa da Bergamota e das Flores, que ocorre de 30 de maio a 10 de junho. Como parte da festividade, o 22º Ciclo de Palestras Sobre Citricultura deverá atrair técnicos, pesquisadores, representantes de entidades, lideranças e agricultores para a discussão de temas diversos, como perspectivas para a comercialização de frutas cítricas no Estado, legislação sobre transporte interestadual de citros, controle da pinta preta e lançamentos de novas cultivares, entre outros.

“Para nós, este é um momento muito especial e que nos enche de orgulho”, ressaltou na oportunidade o prefeito de São Sebastião do Caí, Clovis Duarte, destacando o trabalho em parceria para a consolidação da abertura da safra. Já a coordenadora de programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Lucimar Rodrigues, no ato representando o governador José Ivo Sartori, salientou as ações da pasta com vistas ao fortalecimento do setor primário.

O evento também contou com a presença de outras lideranças, como o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, o deputado federal Giovani Feltes, os deputados estaduais Álvaro Boessio, Elton Weber e Tiago Simon, o presidente da Festa da Bergamota Pedro Holdefer, além de representantes de entidades, secretários e vereadores. Em sua manifestação, Brandoli valorizou o trabalho em parceria e as boas políticas públicas para o fortalecimento da atividade. “É dessa forma que nós, gestores, contribuímos para a evolução da agricultura”, comentou.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113
(51) 99574-1323
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633