zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

19/12/2017 20h53

Indígenas e quilombolas receberão sementes e ferramentas para cultivo

Indígenas e quilombolas receberão sementes e ferramentas para cultivo

 

Nas próximas quarta e sexta-feira (20 e 22/12), três comunidades quilombolas e duas aldeias indígenas da Região Central do Estado serão beneficiadas com a distribuição de sementes crioulas, kits hortícolas e ferramentas para cultivo. A ação faz parte de um acordo entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e a Emater/RS-Ascar, viabilizado pela Companhia Nacional de abastecimento, através de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A primeira ação acontecerá na quarta-feira (20/12), às 9h, no município de Formigueiro, e beneficiará as comunidades quilombolas Maria Joaquina, Passo dos Brum e Associação Remanescente de Quilombos Vó Maria e Vô Valdomiro, contemplando um total de 53 famílias, que receberão 530 quilos de sementes e 53 kits hortícolas. Na sexta-feira (22/12), às 9h, a doação acontecerá em Santa Maria, na aldeia indígena Guaviráty Porã, da etnia Mbyá Guarani, e na aldeira Kéty Júg Tegtú, da etnia Kaingang. Serão beneficiadas 42 famílias, com 420 quilos de sementes e 42 kits hortícolas.

No processo de seleção dos distribuidores, foram escolhidos a Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos), para o fornecimento de sementes de milho e de feijão, e a Bionatur para as sementes orgânicas de hortícolas. Todas as sementes distribuídas são do tipo agroecológicas de cultivos anuais, não transgênicas, e seguem os padrões de qualidade requeridos pela Conab. Cada família beneficiada receberá cinco quilos de sementes de feijão, cinco quilos de sementes de milho e um kit hortícola.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, famílias indígenas e quilombolas de outros quatro municípios serão beneficiadas com as entregas de sementes e kits hortícolas, além de Formigueiro e Santa Maria. Em Cachoeira do Sul, 15 famílias quilombolas receberão 150 quilos de sementes de feijão e milho, além de 15 kits hortícolas. Em Nova Palma serão 200 quilos de sementes (milho e feijão) e 20 kits hortícolas para 20 famílias quilombolas. Em Restinga Seca, serão 700 quilos de sementes e 70 kits, para 70 famílias quilombolas. Já em São Sepé, 30 famílias quilombolas receberão 300 quilos de sementes e 30 kits hortícolas.

Os kits hortícolas são compostos por ferramentas agrícolas como carrinho de mão, plantadeira manual, enxada de aço, facão manual de corte, pá de concha, 100 metros de lona plástica, 40 quilos de adubo orgânico, 200 quilos de pó de rocha, e ainda sementes de melancia, abóbora de pescoço, alface crespa, cenoura, beterraba e repolho.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Maria
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
Estagiária Claudine Friedrich
Estagiário Vicente Camillo
(55) 3222-4011
(55) 99935-2636

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRs
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633