zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

19/12/2017 20h52

Cooperativas do Noroeste Gaúcho discutem setor leiteiro

Cooperativas do Noroeste Gaúcho discutem setor leiteiro

 

Horizontina sediou, na última quarta-feira (13/12), uma reunião entre cooperativas da agricultura familiar, do Noroeste Gaúcho, que focam na produção e comercialização de leite, para discutir sua função frente aos desafios do setor. Participaram do evento, proposto pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, dirigentes de cooperativas dos municípios de Tuparendi, Horizontina, Alecrim, Santa Rosa, Santo Cristo, Tapejara, Erechim, Derrubadas, Ijuí e Campina das Missões, bem como integrantes dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar de Derrubadas e Horizontina, das Unidades de Cooperativismo de Santa Rosa e Ijuí e assistentes técnicos regionais, na área de produção animal.

Em um primeiro momento, o grupo acompanhou a explanação do presidente da cooperativa anfitriã Cooper Sete Voltas, Lotário Hübner, que apresentou a trajetória, principais atividades, conquistas e dificuldades em sua atuação no município de Horizontina.

Já o presidente da cooperativa de Derrubadas Cooper Yucumã, Derci Vendrúsculo, apresentou sua experiência em relação ao trabalho desenvolvido com os associados para a melhoria da qualidade do leite, em uma aliança entre a assistência técnica da Emater/RS-Ascar e da própria cooperativa.

Ao longo do encontro houve debate sobre questões pertinentes ao cenário da produção e comercialização de leite, com ênfase no preço recebido pelo produto, empresas compradoras e volume coletado. Também se discutiu a possível industrialização de leite para venda no mercado institucional.

Os dirigentes das cooperativas foram unânimes em relação ao papel social que possuem ao acolher os excluídos, contudo, são poucas as cooperativas que têm o foco na produção de leite, com qualificação do seu associado e com inclusão nas diferentes escalas de produção.

Neste contexto, o contador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Roberto Ferreira, explicou sobre o uso do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates) como ferramenta de apoio à formação do associado, previsto em lei. Ele destacou, ainda, a importância das cooperativas voltarem seu olhar à produção de leite pelo associado, principalmente com relação à gestão dos custos de produção.

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção animal, engenheiro agrônomo, Ivar Kreutz, reiterou a necessidade de garantir a qualidade do leite comercializado, facilitando a colocação do produto a valores compensadores que permitem manter a viabilidade econômica e a qualidade de vida dos associados, assim como o foco na gestão das propriedades e o estímulo à sucessão familiar na atividade leiteira.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633