zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

19/12/2017 20h52

Projeto experimental beneficia comunidade em Cachoeira do Sul

Projeto experimental beneficia comunidade em Cachoeira do Sul

 

Na quinta-feira (21/12) acontecerá em Cachoeira do Sul, oficina que terá como tema o aproveitamento integral dos alimentos, ministrada pela coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, nutricionista Denise Caspani. A atividade faz parte de um projeto experimental social pensado para a comunidade do Bairro Ponche Verde, por meio de uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul.

Segundo o extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Cachoeira do Sul Luciano Mazuim da Silva, a iniciativa do projeto experimental se deu pelo interesse do Posto de Saúde do bairro e da própria Associação dos Moradores da comunidade, que se mostraram interessados em uma horta comunitária, que já era uma atividade proposta pela Emater/RS-Ascar. A partir desse interesse dos moradores, inicialmente foram propostas três atividades com um grupo de mulheres do Bairro Ponche Verde.

A primeira delas foi uma oficina de artesanato que aconteceu recentemente, no dia sete de dezembro. O objetivo foi o reaproveitamento de materiais, todos fornecidos gratuitamente por empresas e instituições de Cachoeira do Sul, para a confecção de enfeites natalinos.

A segunda oficina, sobre manuseio e utilização das plantas medicinais e ministrada pela extensionista social da Emater/RS-Ascar, Isabel Vargas Vivian, ocorreu no dia 14 de dezembro. "Essa é uma das maneiras de resgatar um pouco dessa cultura, incentivando o uso dessas plantas como medicamentos alternativos. Nesse momento foi muito importante a instrução para o uso adequado e racional dessas plantas e para isso foi feita uma parceria com o Posto de Saúde local", destacou Luciano.

A terceira e última oficina será no dia 21 de dezembro, quando o grupo de mulheres da comunidade terá a oportunidade de aprender como tirar o máximo de aproveitamento dos alimentos. Para essa atividade, foi feita ainda uma parceria com a unidade local do Sesc.

"Por tratar-se de uma comunidade extremamente carente, acreditamos que isso seria algo que despertaria o interesse. Muitas vezes, presenciamos o descarte de alimentos que ainda poderiam ser aproveitados, mas por se tratar de uma comunidade onde a alimentação é escassa não podíamos deixar que isso continuasse acontecendo", explicou Luciano.

O Projeto Experimental das oficinas é diferente de todo o trabalho que já foi realizado anteriormente pela Emater/RS-Ascar com a comunidade do Bairro Ponche Verde, em Cachoeira do Sul. "Anteriormente, havia uma parceria com a Associação de Moradores do bairro apenas para a produção participativa, porém, essa nova proposta visa uma maior inclusão nas atividades, principalmente com o grupo de mulheres da comunidade", assegurou Luciano Mazuim.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Maria
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
Estagiária Claudine Friedrich
Estagiário Vicente Camillo
(55) 3222-4011

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRs
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633