zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

19/12/2017 20h52

Emater/RS-Ascar e União Rocassalense de Clubes de Mães fazem evento de encerramento de atividades do ano

Emater/RS-Ascar e União Rocassalense de Clubes de Mães fazem evento de encerramento de atividades do ano

 

A última quinta-feira (14/12) foi de confraternização entre integrantes da Emater/RS-Ascar e da União Rocassalense de Clubes de Mães (URCM). O evento, que serviu como fechamento do ano de atividades ocorreu na sede do campo do Independente da Linha Júlio de Castilhos, com a participação de cerca de 70 pessoas. Na ocasião, foram diversas as dinâmicas e brincadeiras, apresentações de talentos, sorteio de brindes e piquenique. "O objetivo do encontro foi promover a integração entre as envolvidas, recarregando as energias de todas e ampliando a rede de relacionamentos", destaca a extensionista da Emater/RS-Ascar Leandra Bagatini.

Durante todo o ano, ambas as entidades realizaram diversas ações em conjunto, em temas como segurança e soberania alimentar - com incentivo à produção em pequena escala -, educação e promoção da saúde e plantas bioativas, com o resgate do consumo de plantas condimentares, com vistas a reduzir o consumo de produtos industrializados, causadores de doenças como hipertensão. "Também houve incentivo na área de artesanato, como meio de agregar renda e complementar o orçamento das famílias, incentivando ainda a autoestima, a qualidade de vida e ampliando o equilíbrio emocional das envolvidas", comenta Leandra.

Também em 2017, algumas integrantes dos clubes de mães das linhas Brasil e Marechal Hermes foram inclusas no Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF) da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Governo do Estado, operacionalizado pela Emater/RS-Ascar. "Em duas datas entre os meses de novembro e dezembro, as participantes confeccionaram anjos de juta visando incentivar as agricultoras para a decoração de suas casas no período que antecede o Natal", salienta a extensionista. "E tudo com baixo custo e como uma oportunidade a mais de renda", completa.

A ocasião também serviu para planejamento de atividades futuras. No dia 24 de março de 2018 ocorre o tradicional evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que ocorrerá na comunidade de Linha Marechal Hermes. Na programação está prevista palestra-show com Jorge Trevisol, que abordará o tema "Fenômenos humanos atuais: doenças físicas, psíquicas e existenciais e como elas se expressam na mulher". No mesma atividade haverá escolha da Mãe do Ano, sorteio de brindes e música. "Toda a comunidade está sendo convidada", finaliza Leandra.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633