zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

17/11/2017 19h42

Eficiência para gestão de cooperativas será tema de seminário em Santa Rosa

Eficiência para gestão de cooperativas será tema de seminário em Santa Rosa

 

Representantes de mais de 30 cooperativas da Fronteira Noroeste e Missões participam de Seminário Regional do Cooperativismo, na próxima quarta-feira (22/11), em Santa Rosa. O evento, promovido pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar e pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), será realizado no auditório da escola Cooperconcórdia, e contará com a presença do secretário da SDR, Tarcísio Minetto.

O tema que permeará os debates ao longo do dia, segundo o coordenador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Marcos Servat, é a eficiência para gestão de cooperativas, com formação e qualificação de dirigentes. O evento conta também com o apoio da Cooperativa Mista São Luiz (Coopermil) e a Cooperativa Educacional (Cooperconcórdia).

Os participantes serão recepcionados às 9h e a abertura do Seminário, com a presença de autoridades, ocorre às 9h15. Na sequência haverá palestra sobre controle interno, com ênfase em ferramenta para melhorias na gestão de cooperativas, conduzida pelo coordenador do setor de auditoria interna da Coopermil, José Guilherme Pretto.

Logo após haverá apresentação de experiências de cooperativas da agricultura familiar da região: projeto e execução do abatedouro de suínos, pelo gerente da Coopasc de Santo Cristo, Ademar Schmitt, às 10h45; projeto sobre produção integrada de frangos, pelo presidente da Coopax de Porto Xavier, Sérgio Valdir Kutti, às 11h15; e experiência cooperativista no setor leiteiro, pelo secretário da Cooperlat de Tuparendi, Juarez Gehlardt.

À tarde as atividades reiniciam às 14h, com visita à fabrica de rações da Coopermil, na localidade de Candeia, em Santa Rosa. O encerramento está previsto para as 15h30.

Das 44 cooperativas agropecuárias existentes na região, até o momento 28 cooperativas recebem assessoramento técnico permanente da Emater/RS-Ascar, através do convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, focado em áreas específicas como gestão organizacional, gestão de pessoas, finanças e custos, comercialização e Marketing, produção e gestão ambiental; estudo de viabilidade; desenvolvimento de projetos e capacitações coletivas dos associados, conselheiros e funcionários.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633