zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

17/11/2017 19h42

Porto Vera Cruz celebra resultados do trabalho da Chamada Pública da Agroecologia

Porto Vera Cruz celebra resultados do trabalho da Chamada Pública da Agroecologia

 

Ao longo de três anos, agricultores de Porto Vera Cruz receberam assistência técnica continuada e gratuita através da Chamada Pública da Agroecologia, programa executado pela Emater/RS-Ascar, com recursos do Governo Federal, que beneficiou 375 famílias em 37 municípios da região. Em Porto Vera Cruz, um seminário reuniu produtores locais, beneficiários do programa, no dia 1º de novembro, para o intercâmbio de conhecimentos e avaliação das ações que orientaram para a produção orgânica e transição agroecológica.

O evento foi realizado pela Emater/RS-Ascar, na Comunidade de São José, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura. Os participantes foram recepcionados no Clube da Comunidade, com uma apresentação das ações realizadas em 2015, 2016 e 2017, com posterior avaliação destas atividades. Na sequência foi realizada uma discussão em grupo para realizar planejamento dos próximos passos.

Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Gilberto Barbaro, a avaliação realizada no evento tem por objetivos "verificar as demandas, ações e sua execução durante o período, levando em conta as condições internas e externas das propriedades e sua evolução no desenvolvimento rural sustentável. Consolidar e ampliar processos existentes de promoção da Agroecologia, através do desenvolvimento local, levando em conta os diferentes níveis de transição e organização dos beneficiários, inclui-se no planejamento das práticas de Extensão Rural", salienta Barbaro.

O prefeito de Porto Vera Cruz, Delfor Barbieri, destacou a importância da comunidade participar da Chamada da Agroecologia, espaço de aprendizagem e resgate em conjunto com os beneficiário do conhecimento popular, com práticas alternativas de controle de pragas e doenças das culturas e animais. Na oportunidade, o técnico da Secretaria Municipal da Agricultura, Djavan Kretschmer, explanou sobre plantas de cobertura do solo e adubação verde.

Foi servido almoço na comunidade, preparado pela Coopovec, representando a diversidade da produção da agricultura familiar, com churrasco de frango colonial produzido em propriedade orgânica, além de sucos naturais, pães, cucas, mandioca e saladas.

À tarde as atividades reiniciaram com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção vegetal, Gilmar Francisco Vione, que explicou sobre os princípios básicos do controle alternativo de pragas e doenças das culturas, com ênfase no controle alternativo da lagarta do milho com a vespinha Trichogramma. A abordagem do tema veio ao encontro das demandas das famílias participantes, no sentido de trabalhar com alternativas eficientes e de baixos custos para a solução de problemas.

Os beneficiários da Chamada Pública da Agroecologia recebem acompanhamento contínuo e gratuito por no mínimo três anos, para que possam consolidar a transição agroecológica, conquistar mercados e a soberania e segurança alimentar. Em Porto Vera Cruz, 34 famílias são beneficiárias da chamada, sendo que há um grupo formal de produtores orgânicos conhecido como Pioneiros do Porto. A equipe municipal da Emater/RS-Ascar é composta pelos extensionistas Eliton Leandro Horn, Gilberto José Barbaro e Neiva Marianes Benke.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633