zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

17/11/2017 19h42

Agricultores recebem recursos do Feaper

Agricultores recebem recursos do Feaper

 

Agricultores dos municípios de Campos Borges e Jacuizinho participaram nesta quinta-feira (16/11) do Ato Simbólico de Assinatura dos Contratos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Os recursos são oriundos do processo de Consulta Popular do ano de 2016. A atividade contou com a participação do presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, da gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Lucia Souza, do coordenador regional da SDR, Atílio Puntel, além de prefeitos, vereadores, representantes de entidades ligadas ao setor e agricultores.

No período da manhã, o Ato Simbólico foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Campos Borges, onde foram contemplados 18 agricultores familiares ligados à atividade de bovinocultura de leite. No total foram financiados R$ 80.950,00, com subsídio de 80%, que serão utilizados pelos agricultores para a compra de equipamentos, reforma e ampliação de estábulos, implantação de pastagens, adubação, plantio de milho, entre outras. “Esse recurso é oriundo do esforço dos agricultores e de diversas lideranças municipais. Desejamos que vocês façam bom uso desse recurso e que ele contribua para a melhoria da propriedade rural e da qualidade de vida das famílias beneficiadas”, destacou o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

O jovem casal de agricultores Darlan e Rogéria Signor, de 21 e 20 anos, residem na Comunidade de São José, interior de Campos Borges, e foram contemplados com os recursos. O casal tem na atividade leiteira sua principal fonte de renda, contando atualmente com um rebanho de 23 vacas, sendo que, destas, 18 estão em produção. Darlan e Rogéria são exemplo de sucessão familiar no meio rural. “Com esse recurso vamos instalar um transferidor de leite e melhorar a estrutura da sala de ordenha. Nascemos no interior e gostamos de morar no meio rural. Além disso, já trabalhei na cidade e vi que posso ganhar mais se trabalhar no campo. O trabalho é cansativo, mas recompensa. Produzimos a maioria dos alimentos que consumimos, compramos somente o básico na cidade”, relata Darlan.

No período da tarde foi a vez dos agricultores de Jacuizinho participarem do Ato Simbólico, realizado na Câmara de Vereadores. No município, 44 agricultores foram beneficiados com os recursos do Feaper, no total de R$ 80.950,00 financiados e com 80% de subsídio do Governo do Estado. O coordenador regional da SDR, Atílio Puntel, destacou as ações desenvolvidas pela Secretaria e o trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar. “A SDR é uma Secretaria muito importante, pois, através da parceira com a Emater, faz com que as políticas públicas, programas de governo e recursos cheguem aos agricultores. É uma satisfação investir nas propriedades rurais e com isso estimular nossos filhos a permanecerem no campo”, frisou Puntel.


Foto: Carina Venzo Cavalheiro

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
cvenzo@emater.tche.br
(54) 3381-3804
(54) 9 9623-3388

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633