zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

17/11/2017 19h42

Primeira Agroindústria Familiar de Alto Alegre recebe Selo Sabor Gaúcho

Primeira Agroindústria Familiar de Alto Alegre recebe Selo Sabor Gaúcho

 

Cucas, bolachas, lasanhas, canelones, pizzas e pastéis estão entre os principais alimentos produzidos pelos agricultores Jenifer Schavetock e Paulo Corazza, proprietários da Agroindústria Familiar JS Massas. O empreendimento é a primeira agroindústria do município de Alto Alegre e recebeu na manhã desta quinta-feira (16/11) o Selo Sabor Gaúcho. O Selo Sabor Gaúcho é fornecido pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) aos empreendimentos legalizados e é sinônimo de produção oriunda da agricultura familiar e a entrega foi feita pelo presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

A Agroindústria JS Massas foi uma iniciativa da agricultora, que buscou alternativas para diversificar a renda da família e permanecer no meio rural. Para tanto, a família recebeu apoio e orientação técnica na Emater/RS-Ascar, que auxiliou na elaboração do projeto, procedimentos legais e incluiu a família no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) da SDR. “Contei com a ajuda principalmente da Emater, que me auxiliou nos primeiros passos. Em seguida, busquei o recurso financeiro no Sicredi e orientações na Vigilância Sanitária e na Secretaria de Meio Ambiente”, relata Jenifer.

A agricultora também participou de cursos nos Centros de Formação na Emater/RS-Ascar em áreas como Boas Práticas de Fabricação, Gestão de Agroindústrias e Fabricação de Massas. “Para nós é uma satisfação ver um projeto que teve o apoio da Emater dando resultados positivos e, principalmente, ver a alegria dos agricultores na realização deste projeto”, destacou na oportunidade a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Lucia Souza.

O presidente da Emater/RS frisou a qualidade dos produtos das agroindústrias familiares gaúchas e a importância do acesso a políticas públicas. “Essa agroindústria é resultado do trabalho dos agricultores e do investimento do Governo do Estado. A família recebeu apoio da Emater para implantar o empreendimento e terá orientação técnica continuada. O trabalho da Jenifer e do Paulo leva alimentos de qualidade para as famílias e também às crianças que os consomem na merenda escolar. O trabalho na agroindústria é feito com dedicação e carinho para as famílias consumidoras, e isso faz a diferença”, destacou Kuhn.

E os investimentos da família na agroindústria estão longe do fim. Recentemente o casal adquiriu uma empacotadeira a vácuo, o que irá dar maior durabilidade às massas. Além disso, os produtos da Agroindústria JS Massas contam com código de barras, o que permite a comercialização dos alimentos em supermercados. “Estou muito contente com os resultados obtidos. No que depender de mim, estou disposta a aceitar novos desafios. Quero que a agroindústria seja a nossa principal fonte de renda”, conta Jenifer.

Estiveram presentes no ato de entrega do Selo Sabor Gaúcho o coordenador regional da SDR, Atílio Puntel, o prefeito de Alto Alegre, Gilmar Tonello, e o representante do Sicredi, Jair Piovesan, entre outras lideranças e agricultores do município.

Foto: Carina Venzo Cavalheiro

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
cvenzo@emater.tche.br
(54) 3381-3804
(54) 9 9623-3388

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633